[weglot_switcher]

Flor da Madeira representa Portugal em série de moedas ibero-americanas

A Madeira foi escolhida para representar Portugal com uma flor endémica da ilha, o Gerânio, na série Ibero-Americana “Maravilhas da Natureza”, no Plano das Moedas Comemorativas 2017.
20 Fevereiro 2017, 17h14

A Madeira foi escolhida, pela Casa da Moeda, para representar Portugal na série Ibero-Americana “Maravilhas da Natureza”, no Plano das Moedas Comemorativas 2017. Na moeda que representa Portugal surge uma flor endémica da Madeira, o Gerânio, que se associa à beleza natural de outros oito países: Argentina, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e Peru.

Presente na cerimónia de apresentação deste plano comemorativo, a diretora regional do Turismo, Kátia Carvalho, fez questão de sublinhar a “honra desta escolha”. “É com grande satisfação que fazemos parte desta série comemorativa e é com enorme orgulho que representamos Portugal ostentando uma das nossas flores endémicas e reforçando, também por esta via, a nossa identidade e a nossa natureza ao lado de países que apresentam, neste tipo de património, uma beleza e uma exuberância dignas desta promoção”, sublinha, acrescentando que este tipo de reconhecimento “é fundamental para afirmarmos e darmos a conhecer o nosso destino, através do que aqui é autêntico e genuíno”.  

As 10 moedas que compõem o plano para 2017 foram desenhadas por várias individualidades das artes visuais contemporâneas, entre as quais, José de Guimarães, Eduardo Aires, Clara Menéres, André Carrilho, João Fazenda e Luís Filipe de Abreu, dando relevo à arquitetura, à etnografia e ao desporto nacional, entre outros valores e temáticas da cultura portuguesa e internacional.

Este ano serão, assim, emitidas moedas de coleção dedicadas a Álvaro Siza Vieira (série Arquitetura Portuguesa), ao campeão olímpico Carlos Lopes (série Ídolos do Desporto), à rainha D. Maria Bárbara de Bragança (série Rainhas da Europa), ao Centenário das Aparições de Fátima, aos Caretos de Trás-os-Montes (série Etnografia Portuguesa), às maravilhas naturais da ilha da Madeira (série Ibero-Americana), à Idade do Ferro e do Vidro (série Europa – Idades da Europa) e ao tema O Futuro (série Desenhar a Moeda), enquanto as moedas correntes assinalam os 150 Anos da Segurança Pública e os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.