[weglot_switcher]

Forças iraquianas reconquistam mais de um terço da parte oeste de Mossul

Mossul é o principal reduto do autoproclamado Estado Islâmico no país e foi conquistada pelo grupo terrorista numa ofensiva relâmpago em junho de 2014.
  • Omar Sanadiki/REUTERS
12 Março 2017, 12h22

As forças iraquianas reconquistaram mais de um terço da parte oeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, que estava sob controlo do autoproclamado Estado Islâmico. Pelo menos três destacados líderes terroristas terão morrido durante os bombardeamentos a coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos.

O ministério da Defesa iraquiano dá conta de que os três líderes mortos foram identificados como Abu Aisha, do Tadjiquistão, perito no fabrico de explosivos, Abu Mohamed al Rusi Zirauv, engenheiro perito em aviões não-tripulados originário da Rússia, e Abu Omar al Faransi, de origem tunisina, especialista em motores e antigo executivo de uma fábrica de uma conhecida marca alemã de automóveis.

A operação de reconquista da cidade lançada a 17 de outubro pelo exército iraquiano, entrou em fevereiro numa segunda fase, com as forças do regime a progredirem a partir do sul de Mossul e reconquistaram muitos bairros ao grupo radical sunita, aproximando-se da zona velha da cidade.

Mossul é o principal reduto do autoproclamado Estado Islâmico no país e foi conquistada pelo grupo terrorista numa ofensiva relâmpago em junho de 2014. A tomada de Mossul permitiu-lhes depois tomar posse de uma vasta parte do território iraquiano a oeste e a norte de Bagdad.

No final de janeiro, as forças iraquianas conseguiram retomar a zona este da cidade, com o controlo de instalações importantes, como a sede do governo regional e o aeroporto. A reconquista da zona oeste, onde se concentra a maior parte da população, é no entanto considerada a luta mais difícil.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.