[weglot_switcher]

Formação executiva: Cinco das melhores escolas do mundo são portuguesas (com áudio)

A Nova SBE é 18.ª do mundo e primeira portuguesa no Ranking Financial Times Executive Education 2023, divulgado esta segunda-feira. No grupo das eleitas figuram também a Católica-Lisbon, a Porto Business School, o ISEG e o Iscte Executive Education.
22 Maio 2023, 07h00

A Nova SBE conquista a melhor posição de sempre de uma escola portuguesa no ranking global do Financial Times Executive Education 2023: 18.ª no mundo e 15.ª na Europa. A Escola de Carcavelos sobe quatro posições na classificação geral.

O ranking agregado é construído com base em duas componentes: o ranking dos programas de inscrição Aberta (open rank) e o ranking dos  programas Customizados para empresas (custom rank).

Nos programas Abertos, a Escola de Carcavelos ocupa o 29.º lugar no mundo, destacando-se no indicador “Participantes Internacionais” (8.ª), o que traduz a forte aposta na internacionalização dos programas. No ranking de programas Customizados (16.º lugar no mundo) destaca-se no indicador “Parcerias com Outras Escolas” (6ª posição a nível mundial), o que reflete sobretudo as parcerias realizadas  com organizações de excelência.

“Os resultados conseguidos pela Nova SBE, que obtém o 18.º lugar no mundo, o melhor alguma vez obtido por qualquer escola portuguesa neste ranking, consolida a nossa liderança em Portugal, quer nos programas Abertos, quer nos Customizados e revelam que estamos no caminho certo para a criação de uma comunidade de talento e conhecimento com impacto no mundo”, afirma Pedro Oliveira, dean da Nova SBE.

Já Pedro Brito, associate dean da Formação de Executivos da Nova SBE, destaca “a proximidade” com “os parceiros corporativos, a qualidade do corpo docente e a visão da Escola focada em impacto como razões do sucesso”. Factores a que acrescenta “a cultura vanguardista que se reflete na metodologia de ensino, nomeadamente através da integração de desafios reais de empresas, na introdução de novas tecnologias de aprendizagem e no apoio ao desenvolvimento profissional dos alunos”.

Católica-Lisbon ocupa o 24.º lugar no mundo 

A Católica Lisbon School of Business & Economics é a 24ª melhor escola do mundo na formação de executivos e a 18.ª melhor da Europa, de acordo com o Ranking Global do Financial Times Executive Education 2023, divulgado ao primeiro minuto desta segunda-feira, 22 de maio. Este lugar é a melhor posição de sempre da Escola e incorpora uma subida de 26 lugares em dois anos.

No leque das 75 escolas analisadas em programas abertos e 81 em programas customizados, o ranking considera apenas as 50 escolas mundiais de topo no conjunto das duas áreas. No Open rank , a Escola obtém a posição 31 a nível mundial e no Custom rank a 21.ª posição.

Para os resultados globais contribui sobretudo a melhoria de 41 posições nos programas Abertos para executivos, uma subida acumulada dos últimos dois anos. Em Portugal, a Escola destaca-se em critérios chave como Teaching Methods & Materials, New Skills & Learnings, Course Design e “Qualidade da Faculty”.

Na formação Customizada para empresas, a Católica-Lisbon está na 21ª posição a nível mundial e obtém a melhor classificação em Portugal no nível de satisfação geral dos seus programas, com 7.75, sendo considerada a melhor na formação para empresas internacionais.

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, explica este desempenho com base na “forte aposta no talento dos nossos professores, na inovação pedagógica e adaptação às necessidades das empresas”. Salienta que a Escola foi uma das três no mundo “com melhor progressão nos rankings” e que “essa trajetória e reconhecimento” só aumentam a responsabilidade de “servir cada vez melhor as necessidades de formação dos profissionais do futuro, acelerando a sua carreira e criando valor para as empresas”.

Céline Abecassis-Moedas, diretora para a Formação de Executivos, explica, por seu turno: “É graças à forte ligação com os nossos clientes que conseguimos antecipar as suas necessidades e expectativas para o futuro. Os executivos e as empresas valorizam muito a experiência de aprendizagem que têm connosco e, particularmente, as metodologias pedagógicas inovadoras”.

Porto Business School sobe seis lugares e é 34.ª 

A Porto Business School continua a destacar-se no olimpo das melhores escolas de negócios do mundo no segmento da educação executiva, onde pontifica desde 2011. Em 2023, a Escola de negócios da Universidade do Porto alcança o 34.º lugar da classificação geral, subindo seis posições, em relação ao ano anterior.

Na categoria Open, a PBS é 42.ª e na categoria Custom ocupa a 46ª posição. De referir que a Porto Business School foi a única das cinco escolas portuguesas em competição a melhorar em ambas as categorias, tendo subido 11 posições nos programas Open e duas posições nos programas  Custom.

“Estes resultados demonstram, uma vez mais, o sucesso do trabalho de antecipação e adaptação da Porto Business School às novas exigências do mundo dos negócios, tão marcado pela incerteza”, salienta José Esteves, dean da Porto Business School. “Numa sociedade em constante transformação, nomeadamente no que diz respeito à inovação digital e tecnológica e à sustentabilidade, continuamos, ano após ano, a ser uma referência internacional na área da formação em gestão e a responder às necessidades atuais dos executivos”.

Na categoria Open, a Porto Business School destaca-se entre as congéneres nacionais ao obter a pontuação mais elevada em “Satisfação Geral” (9.57, numa escala de 1 a 10). No inquérito às escolas, foi, também, a portuguesa com melhor pontuação na variável “Escolas Parceiras”, tendo, ainda, melhorado a pontuação em “Participantes Internacionais”, “Localização” e “Escolas Parceiras”. Já no inquérito aos participantes, a Porto Business School subiu a pontuação em 6 dos 9 indicadores, incluindo “Preparação”, “Desenho do Programa” e “Métodos e Materiais de Ensino”.

Nos programas Costumizados, a Porto Business School está no top 3 nacional em “Satisfação Geral” (com uma pontuação de 7.41, numa escala de 1 a 10). E no inquérito corporativo,  melhorou a pontuação em sete dos nove indicadores, entre os quais “Desenho do Programa”, “Métodos e Materiais de Ensino”, “Novas Competências e Aprendizagem” e “Relação qualidade-preço”.

A Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto participam conjuntamente neste ranking do Financial Times (University of Porto | FEP-PBS), enquanto instituições de ensino nas áreas da economia, gestão e negócios da U.Porto, sendo que a oferta formativa incluída especificamente no ranking agora publicado (Executive Education) é da responsabilidade da Porto Business School.

 ISEG mantém-se entre as 50 melhores 

O ISEG volta a figurar entre as 50 melhores escolas de gestão do mundo no ranking do Financial Times de Executive Education.

Existem centenas de business schools no mundo a operar num ambiente totalmente aberto e competitivo. Estar entre as Top 50 de um dos mais reconhecidos rankings aumenta a nossa responsabilidade, mas também é o reconhecimento do bom trabalho que realizamos. Um trabalho com propósito. No ISEG a formação de executivos está coerentemente inserida numa ótica organizacional onde a criação de valor empresarial se sobrepõe ao sucesso individual, embora não o afaste. E esta forma de encarar o crescimento da formação no contexto organizacional é reconhecido pelo mercado e por isso reconhecido pelo ranking do FT, explica João Duque, presidente do ISEG.

Francisco Velez Roxo, que assumiu recentemente as funções de presidente da Comissão Executiva do ISEG Executive Education, considera que o reconhecimento  “é, ao mesmo tempo, gratificante e desafiante“.

Gratificante porque, explica, “está indexado à concretização da visão e missão organizacional de uma Escola que sempre apostou na formação de executivos” e desafiante porque “cada vez mais a aposta numa formação em simultâneo muito segmentada e integradora tem de evidenciar uma perspetiva de mais conhecimentos, saberes e boa evolução profissional na alta roda da competição das empresas e entre Escolas a nível internacional fazendo parte de rankings credíveis e com reputação”.

Iscte Executive Education é 5ª com maior crescimento

O Iscte Executive Education figura no grupo das 40 escolas mais bem pontuadas na Europa (Top 40 in Europe) e nas 75 escolas mais bem pontuadas em todo o mundo (Top 75 in the World).

Numa análise mais fina, considerando fatores, como a qualidade e o crescimento dos programas personalizados (Custom Programs), o Iscte Executive Education orgulha-se de ser número 1 em Portugal em programas internacionais (#1 in Portugal for Overseas Programs) e a 5ª escola com maior crescimento no mundo (#5 World´s Fastest Growing). No que respeita ao ranking de Open Programs ocupa o 68.º lugar na tabela.

Em Portugal, o Iscte Executive Education apresenta-se ainda como a escola mais bem posicionada relativamente à combinação de estudantes internacionais e diferentes origens geográficas (#14 in the World for International Student Numbers & Geographical Diversity).

Este é o ano da confirmação da estratégia que vimos seguindo. A internacionalização ocupa o merecido lugar e fomos devidamente compensados. Se já era o farol, foi agora a vez de o farol iluminar ainda mais,  afirma José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education.

O Financial Times aponta-nos como a escola número um em Portugal e 14º no mundo com a melhor combinação entre origens internacionais de alunos (diversidade geográfica) e número de alunos internacionais. Um prémio que vem em boa hora depois de sofrermos o que tínhamos a sofrer em internacionalização com o fecho dos mercados pela Covid-19”, salienta José Crespo de Carvalho.

Agora sim, acrescenta, “China, India, Brasil, Estados Unidos e Médio Oriente, entre outros mercados, estão a dar os devidos resultados. Se dúvidas havia, o caminho está traçado. Continuaremos, pois, a reforçar a aposta internacional da formação de executivos. Queremos ser globais e chegar pelo menos aos 50% de alunos internacionais no fecho de 2024.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.