[weglot_switcher]

França avisa que um acordo para o Brexit é possível, mas não a “qualquer preço”

O Governo francês disse que não aceitará “um acordo a qualquer preço” e acrescentou “é melhor não ter nenhum acordo do que ter um acordo mau”.
29 Julho 2020, 10h39

O acordo de livre comércio entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) continua a dar que falar. O novo ministro francês dos Assuntos Europeus pronunciou-se sobre a defesa dos direitos dos pescadores em águas britânicas dizendo que prefere não ter acordo do que celebrar um “acordo mau”, segundo a “Reuters”.

Clement Beaune disse que não aceitará “um acordo a qualquer preço” e acrescentou que “é melhor não ter nenhum acordo do que ter um acordo mau” numa entrevista à rádio “France Inter”.

A França é um dos países que mais pressionou os pescadores da UE a manter o direito de pescar nas águas britânicas após o fim do período de transição no final deste ano. As declarações surgem numa altura em que o Reino Unido e a União Europeia estão em conflito sobre o acordo de livre comércio, com Bruxelas a considera-lo “improvável”, ainda que Londres mantenha a esperança de que se possa chegar a acordo até setembro.

Antes de se tornar ministro dos assuntos europeus, Beaune atuou como consultor do presidente Emmanuel Macron para a Europa. Anglófilo assumido (alguém que tem afinidade por Inglaterra), aconselha Macron nas negociações do Brexit desde o referendo de 2016.

Clement Beaune afirmou que a França seria “intransigente” sobre os assuntos relativos à pesca em águas britânicas e que não aceitará “intimidações” vindas da terra de sua majestade. “Não nos enganemos, se não houver acordo, será uma questão difícil”, acrescentou. “Teremos que organizar uma resposta para setores como a pesca e apoiar os nossos pescadores financeiramente”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.