França e Croácia: estrelas e curiosidades de uma final que o mundo nunca viu

Franceses e croatas defrontam-se domingo em Moscovo com 1998 em mente. Foi no Mundial ‘francês’ que os ‘bleus’ se sagraram campeões do mundo pela primeira e última vez, depois de eliminarem a super-Croácia nas meias-finais.

FIFA World Cup Russia 2018

Os franceses tentam conquistar um título que lhes foge desde 1998, quando conquistaram o Mundial diante do seu público. Nas fases a eliminar, os ‘bleus’ eliminaram a Argentina por 4-3, o Uruguai por 2-0 e a Bélgica por 1-0.

A Croácia chega a esta final depois de ter ultrapassado a Inglaterra no prolongamento, a anfitriã Rússia nas grandes penalidades nos quartos-de-final, depois de um empate a 2-2 no fim dos 120’. De relembrar que os croatas venceram a Dinamarca nos oitavos-de-final do Mundial.

As estrelas

França: O ataque liderado por Antoine Griezzman promete ser uma ‘dor de cabeça’ para a defesa belga. O meio-campo é comandado por Paul Pogba, enquanto na defesa o jovem lateral direito Benjamin Pavard, tem sido uma das grandes revelações deste mundial, tendo inclusivamente marcado na vitória contra a Argentina, nos quartos-de-final.

O médio Luka Modric é a figura de maior destaque e ajudou a sua seleção a chegar a uma fase inédita para os croatas. Pelos pés do jogador do Real Madrid, que já conquistou a Liga dos Campeões esta temporada, passa toda a dinâmica ofensiva do futebol croata.

Os ‘homens-do-leme’

Didier Deschamps, finalista vencido do Europeu 2016, que Portugal conquistou em Paris, pode levar a França ao segundo título mundial, vinte anos depois de o ter feito como jogador.

No lado da Croácia, o selecionador Zlatko Dalic tem a sua primeira experiência como treinador principal, depois de ter sido técnico-adjunto da seleção de sub-21.

Curiosidades

Esta é a primeira final da Croácia. A última vez que a Croácia chegou tão longe num Mundial foi a uma meia-final do Campeonato do Mundo em 1998, quando foi eliminada pela seleção vencedora dessa edição, a França, por 2-1. Em 2018, Luka Modric e Rakitic tentam levar a seleção a outro patamar.

Recomendadas

Habitação: Marcelo insiste que arrendamento coercivo “ganharia em ser repensado”

“Deixemos a água correr, haver tempo para refletir, para mudar, para melhorar. Se melhorar, ganhamos todos. Se não melhorar e eu entender que mesmo assim deve ser promulgado, promulgo, se entender que não deve ser, devolvo ao parlamento”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Respostas Rápidas. O que são os CoCos e porque perderam tudo no Credit Suisse?

O acordo para a compra do Credit Suisse pelo UBS implicou perdas históricas para os detentores de títulos do banco de elevada subordinação (Additional Tier 1, AT1 ou CoCos). Que dívida é esta e que perdas estão em causa? O JE explica.

Fitch junta-se à S&P e à Moody’s na mudança de perspetiva para negativa dos ratings do UBS

Já é a terceira agência de notação financeira a baixar o “Outlook” dos ratings da UBS para “negativo”, depois do anúncio da integração do Credit Suisse no passado domingo. A complexidade da integração está nos motivos apontados para os alertas negativos.
Comentários