[weglot_switcher]

Funchal Jazz começa esta segunda-feira “ao nível dos melhores eventos do jazz a nível mundial”

O evento, com a direção artística de Paulo Barbosa representa um investimento, no valor superior a 120 mil euros.
4 Julho 2022, 16h28

O Funchal Jazz vai ter início esta segunda-feira “ao nível dos melhores eventos do jazz a nível mundial”, realçou o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado.

O evento, com a direção artística de Paulo Barbosa representa um investimento, no valor superior a 120 mil euros.

O autarca referiu que um dos compromissos assumidos para a edição deste ano de elevar o patamar artístico do “ Funchal Jazz” para um patamar internacional e até de nível mundial foi conseguido.

“Apesar de sermos uma cidade pequena, nós em termos de jazz, estamos ao nível dos melhores eventos de jazz que se fazem a nível mundial”, garantiu Pedro Calado, durante apresentação da edição 2022, apontando como exemplo a atuação do músico Mário Laginha, presente na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu, esta tarde, no salão Nobre da CMF.

Pedro Calado lembrou que o pianista e compositor português tem acumulados vários prémios e participações em eventos nacionais e internacionais.

“Para além de termos nomes mundialmente conhecidos, estamos a trazer o Funchal Jazz para meio de toda a população. Estamos a oferecer concertos de elevado nível a um preço simbólico”, destacou, realçando, “a presença em palco da americana Cécile McLorin Salvant, que no mês de setembro já tem concertos quase esgotados em Nova Iorque e em Barcelona a preços superiores a 230 euros”, justificou o autarca, enaltecendo o facto de haver inclusivamente boa música à disposição de todos de forma completamente gratuita.

O Auditório do Jardim Municipal será, durante quatro dias, o palco principal para o Funchal Jazz 2022, que tem hoje o primeiro concerto, com atuação do Quinteto de João Borges que contempla o lançamento de um CD, apoiado pela autarquia, que estará disponível à venda no final do concerto. O recém formado trio Bruno Santos Almmond 3 protagoniza o segundo concerto deste primeiro dia.

Os concertos começam às 18h, sendo de entrada livre no Jardim Municipal.

Nos dias 8 e 9 de julho, o Funchal Jazz prossegue no Parque de Santa Catarina.

A vocalista de jazz americana Cécile McLorin Salvant é o grande nome anunciado para a edição deste ano, tendo atuação marcada para sábado, no Parque de Santa Catarina, no mesmo dia em que estará em palco Mário Laginha, pelas 20h.  O músico disse que se sente “honrado” por ter sido convidado para tocar a sua música com a Orquestra de Jazz do Funchal.

Durante uma semana, músicos do panorama regional, nacional e internacional sobem aos dois palcos do Festival.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.