[weglot_switcher]

Futuro passa por transição energética centrada em sistemas fotovoltaicos

Os investigadores Joaquim Carneiro e Mário Passos, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, defendem, num livro agora dado à estampa, um novo paradigma energético para Portugal com base nos sistemas fotovoltaicos.
2 Novembro 2020, 07h40

Em “Sistemas Fotovoltaicos – Fundamentos sobre Dimensionamento”, os investigadores Joaquim Carneiro e Mário Passos defendem que os sistemas fotovoltaicos devem ser a base do novo paradigma energético para Portugal. O livro tem a chancela da Engebook/Quântica Editora e foi apresentado na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

“O peso da fileira fotovoltaica é cada vez mais relevante nas energias renováveis em Portugal, que recebe elevados níveis de fluxo solar, além de ter um impacto muito positivo no clima e na melhoria da balança comercial do país, reduzindo assim a importação de fontes fósseis”, justificam os professores do Departamento de Física Joaquim Carneiro e do Departamento de Química da Universidade do Minho, atual vereador do Município de Famalicão, Mário Passos.

Os investigadores caraterizam os sistemas fotovoltaicos, aprofundam a temática dos materiais semicondutores e propriedades optoelectrónicas, fornecem metodologias de cálculo e resolvem casos de estudo, auxiliando na conceção, dimensão e instalação de sistemas fotovoltaicos, quer sejam autónomos, ligados à rede e por bombagem de água, por exemplo. Os conteúdos refletem a sua experiência em investigações de novos materiais e projetos letivos em que estão envolvidos como o mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente e a licenciatura em Ciências do Ambiente.

Portugal assumiu em 2016 o compromisso da promoção e materialização da transição energética, com vista à neutralidade carbónica em 2050, através da drástica redução das emissões de gases com efeito de estufa e, também, da intensificação de fontes de energia endógenas e renováveis-

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.