[weglot_switcher]

G20: confrontos entre polícias e manifestantes fazem 38 feridos em Hamburgo

“As guerras, as alterações climáticas e a exploração são o resultado do sistema capitalista, representado pelo G20”, acusou Georg Ismail, um dos participantes nas manifestações, à agência noticiosa AFP.
7 Julho 2017, 08h38

Confrontos entre manifestantes anti-globalização e as autoridades fizeram 38 feridos em Hamburgo, na véspera do início da cimeira do G20. Os manifestantes protestavam contra o encontro das 20 maiores economias do mundo durante a última noite e madrugada, em várias partes da cidade portuária a norte da Alemanha, de acordo informações da polícia alemã, citada pela agência Lusa.

Entre os feridos, 36 são polícias e os outros dois manifestantes. “O Estado policial faz tudo o que pode para nos privar do nosso direito a manifestar”, disse um participante nas manifestações, Georg Ismail, à agência noticiosa AFP. “As guerras, as alterações climáticas e a exploração são o resultado do sistema capitalista, representado pelo G20”.

Os confrontos aconteceram antes do início da cimeira e refletem as tensões que já se sabe que dividem os líderes em temas determinantes como o clima ou o comércio internacional. “Não vamos esconder as diferenças, mas, pelo contrário, designá-las, porque há claramente divergências de opinião sobre algumas questões essenciais”, afirmou na quinta-feira a anfitriã da cimeira, a chanceler alemã, Angela Merkel.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.