[weglot_switcher]

G20: Trump poderá estar a preparar-se para voltar atrás no Acordo de Paris

Agência Reuters teve acesso a um texto em que os EUA se mostram preocupados com a redução das emissões de gases. A Greenpeace não acredita que Trump esteja relamente interessado no problema do ambiente que, em campanha, apelidou de ‘fraude’. Como será o encontro do G20?
6 Julho 2017, 11h38

A agência Reuters teve acesso a um texto que pode ser mais uma prova das mudanças de opinião do presidente Trump, desta vez, o tema é o clima. A decisão dos EUA de se retirarem do Acordo de Paris vem acompanhada, segundo o esboço de texto final sobre as alterações climáticas conseguido pela Reuters, de uma nota em que dizem, “os Estados Unidos afirmam o seu forte compromisso com uma ação global que baixe as emissões e ao mesmo tempo permita o crescimento económico e a melhoria das necessidades de segurança”.

Estará o presidente Trump a dar sinais de um compromisso formal com a redução de emissões? O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, não avançou informações sobre o assunto, realçando apenas que “para já, nada está decidido. Há muitas opções”.

O Acordo de Paris é um dos temas fulcrais em agenda na cimeira de Hamburgo, com a saída dos EUA a pôr em causa a concretização das regulamentações do clima previstas.

Também a Alemanha tem mudanças a fazer. Apesar de empenhado nas inovações para ‘limpar o ambiente’, o país liderado por Angela Merkel mantém-se industrialmente ligado ao carvão, como revelou a Greenpeace no fim-de-semana passado.

A directora executiva da organização ambiental internacional, Jennifer Morgan, mostra-se preocupada com a proposta recebida pela Reuters que não aponta nenhuma vontade dos EUA em baixar as emissões de gases de estufa.

“A declaração de que os Estados Unidos têm um forte compromisso para com a redução global de emissões esbarra com aquilo que Trump está na verdade a fazer: a subir as emissões”, afirma.

“Este é o momento para o G19 se unir do lado certo da História e rejeitar quaisquer divergências do Acordo de Paris”, diz Morgan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.