[weglot_switcher]

Gás natural. Governo pede a empresas para facilitar troca para mercado regulado (com áudio)

A transição para o mercado regulado tem de ser feita em lojas físicas, não sendo possível fazer de forma online.
19 Setembro 2022, 13h04

O Governo pediu hoje às empresas para facilitarem a mudança dos consumidores para o mercado regulado.

Recorde-se que o executivo aprovou recentemente uma medida que permite às famílias mudarem do mercado liberalizado para o mercado regulado.

“Peço desculpa aos portugueses devido à transição para o mercado regulado: estamos dependentes das lojas físicas, não existem soluções online”, afirmou hoje o ministro do Ambiente.

“Apelamos aos comercializadores para reforçar os seus atendimentos. Ninguém ganha com isto. São muitas as famílias [a fazer a mudança]. Lamentamos este tipo de transtorno”, afirmou Duarte Cordeiro na conferência organizada pela “CNN Portugal” que teve hoje lugar em Lisboa.

Questionado sobre se as “empresas estão a portar-se bem” neste processo, o ministro destacou que existem “algumas filas de espera, algumas dificuldades”.

“Apelamos às empresas que acelerem a contratação online. Estamos a fazer um apelo”, afirmou.

Recorde-se que a Galp criticou hoje a decisão de o Governo de permitir o regresso dos consumidores ao mercado regulado, argumentando que vai aumentar as suas perdas.

“A Galp perdeu perdeu 135 milhões para importar gás para a Península Ibérica no primeiro semestre 2022, por causa de interrupções no fornecimento da Nigéria. Nunca procurámos compensações ou sair de contratos”, começou por dizer o presidente da Galp esta segunda-feira.

“A medida recente para obrigar a Galp a vender mais gás ao preço do mercado regulado expõe-nos a maiores perdas. Estamos em discussão com o Governo sobre esta medida. Vai contra o nosso direito como uma empresa livre privada e vai contra anos de progresso de liberalização dos mercados, conforme previsto na lei”, afirmou Andy Brown na mesma conferência onde esteve presente o ministro do Ambiente.

“Estamos preparados para trabalhar com o Governo para ajudar quem mais precisa, mas a aplicação desta medida visa pequenos negócios, empresas que não precisam de ajuda. Esta não é uma medida que ajuda quem mais precisa”, destacou no seu discurso.

Conforme sublinhou, os preços praticados no mercado regulado ficam a 10% a 20% dos preços no mercado ibérico.

“Sei que há frustração do público para tentar mudar para o mercado regulado com filas nas lojas. O mercado regulado caminha para a extinção em 2025.

A partir de 1 de outubro (mas os clientes podem pedir já a mudança), as famílias vão poder regressar ao mercado regulado de gás natural. Hoje em dia cerca de 200 mil clientes estão no mercado regulado dos 1,4 milhões no total.

A medida vai vigorar durante 12 meses. O Governo anunciou a medida depois de várias empresas anunciarem aumentos nos preços do mercado liberalizado que atingem os 150%.

Nas contas do executivo, as famílias podem obter poupanças de 677 euros por ano com a tarifa regulada (em alguns cenários, ver mais na peça infra).

Gás natural. Famílias com poupanças de 677 euros por ano com tarifa regulada (com áudio)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.