[weglot_switcher]

Gazprom não vai retomar os fluxos de gás para a Europa

Em causa está uma nova falha técnica que foi encontrada no Nord Stream 1. Depois de os fluxos de gás terem sido interrompidos com previsão de retomarem este sábado, estão agora suspensos por tempo indeterminado, fez saber a Gazprom.
2 Setembro 2022, 19h02

A Gazprom não vai retomar os fluxos de gás para a Alemanha, através do Nord Stream 1, ao contrário do que estava planeado. O gigante do gás russo suspendeu o gasoduto devido a uma fuga de óleo e tinha referido que o plano seria voltar a enviar o gás a partir de sábado, mas uma nova falha foi encontrada e vai impedir o retomar da normalidade, por tempo indeterminado.

A “Bloomberg” noticia que terá sido encontrada um fuga de combustível numa turbina de gás e que a Gazprom terá que resolver a situação para que os fluxos possam ser retomados, de acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira pela própria companhia.

Trata-se de um rude golpe nas intenções da Europa, que procurava preencher as reservas de gás natural, de forma a preparar o inverno. Como resposta da Rússia às sanções impostas pelo ocidente, os fluxos já tinham sido reduzidos a 20% da capacidade do Nord Stream 1. Desta vez, foram mesmo suspensos.

Hoje mesmo, a “Reuters” citava fontes próximas do planeamento da empresa, que relatavam que o plano da Gazprom continuava a ser retomar os fluxos às zero horas de sábado, tal como havia sido referido pela empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.