PremiumGESBA aposta em investigação e centro de acondicionamento

Nova infraestrutura vai aumentar capacidade de processamento para 120 toneladas por dia. Assegurar qualidade e a segurança alimentar são fatores essenciais para levar a banana da Madeira a outros mercados, diz o diretor-geral da GESBA.

A Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA) vai alocar 11,5 milhões de euros para um novo Centro de Acondicionamento da Banana, que vai ficar localizado no Funchal, e ainda num Centro de Investigação e Experimentação da Banana, projetos que terão 50% de financiamento vindo de fundos comunitários. O objetivo é uma maior, melhor, e mais eficiente capacidade de processamento da produção que valorize o produto.

Com o novo Centro de Acondicionamento a GESBA vai ter a capacidade de processamento de cerca de 120 toneladas/dia, dando resposta ao aumento da área agrícola produtiva que se tem vindo a verificar no setor, havendo ainda a possibilidade de implementar certificações a nível da qualidade e segurança alimentar.

“Só conseguimos chegar aos mercados se tivermos um produto de qualidade e de características diferenciadas, uma boa capacidade de processamento e logística, e obviamente adequadas e modernas infraestruturas”, explica o diretor-geral da GESBA, Jorge Dias, sobre as mais-valias que o Centro de Acondicionamento da Banana poderá trazer no que toca às exportações.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.

PremiumAlbano Jerónimo: “Existe uma falta de empatia por parte do poder. A cultura é o parente pobre”

Acaba de chegar às salas de cinema o filme “Restos do vento”, realizado por Tiago Guedes e protagonizado por Albano Jerónimo. Este ano, o ator, que corre célere a via do sucesso com muito empenho como combustível, irá ainda figurar na série “El Presidente”, a estrear em breve na Amazon Prime, no filme “The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, no qual é Álvaro de Campos, e ainda na longa-metragem “O Pior Homem de Londres”, rodada em inglês e dirigida por Rodrigo Areias.

PremiumPintura e performance incríveis

Harley-Davidson lançou a Low Rider El Diablo, o mais recente modelo do seu programa de edições limitadas – Icons Collection. Num aceno ao estilo custom american west coast, a Low Rider El Diablo combina performance e versatilidade sport-touring com um impressionante esquema de pintura aplicado à mão e o poder sonoro do Harley-Davidson audio powered by rockford fosgate.
Comentários