[weglot_switcher]

Gestor de fundos diz que a Tesla pode falir em quatro meses

John Thompson considera que a Tesla terá dificuldades em garantir financiamento para continuar a operar e que tem enfrentado problemas na entrega do Modelo 3 e uma quebra na procura dos modelos S e X. Além disso, o gestor vaticina que o rating da empresa deverá ser revisto em baixa, para um nível ainda mais especulativo.
  • Rebecca Cook / Reuters
28 Março 2018, 12h19

O gestor de fundos John Thompson, da Vilas Capital Management, considera que o construtor automóvel Tesla está à beira da falência e pode fechar as portas no espaço de quatro meses.

Numa nota enviada por Thompson a investidores, e citada pela generalidade dos meios de comunicação norte-americanos especializados no mercadode  capitais, o gestor critica o balanço da Tesla e a ideia de a remuneração de Elon Musk, CEO do construtor automóvel, poder chegar a 2,6 milhões de dólares (cerca de 2,1 mil milhões de euros).

“Esta é uma das piores declarações que alguma vez vi”, garante Thompson, considerando que “entra a história que é contada e os dados financeiros, este vão vencer, neste caso”.

John Thompson considera que  a Tesla terá dificuldades em garantir financiamento para continuar a operar e que tem enfrentado problemas na entrega do Modelo 3 e uma quebra na procura dos modelos S e X. Além disso, o gestor vaticina que o rating da empresa deverá ser revisto em baixa, para um nível ainda mais especulativo.

Registe-se que a Vilas Capital Management tem apostado na queda da Tesla e que o investimento tem corrido mal, porque a cotação das ações do construtor automóvel atingiram um recorde de 300 dóalres (cerca de 240 euros), no ano passado, e continua a subir, tendo chegado aos 389,61 dólares (cerca de 314 euros) este ano.

Mesmo assim, Thompson não desarma e mantém a aposta. Se o fundo estiver certo, poderá crescer 50% só com os benefícios desta posição.

“Realmente, a Tesla vale o dobro da Ford, mas a Ford produziu 6 milhões de carros no ano passado e obteve um lucro de 7,6 mil milhões de dólares [cerca de 6,1 mil milhões de euros], enquanto a Tesla fez 100 mil carros e perdeu 2.000 milhões de dólares [cerca de 1,6 mil milhões de euros]”, escreveu Thompson.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.