PremiumGestores bancários sem tarimba a gerir períodos inflacionários

Estudo sobre o sector bancário europeu feito pela consultora estratégica Oliver Wyman considera que as instituições financeiras podem não estar preparadas para os impactos do aumento da inflação e do abrandamento da economia na atividade.

O período de inflação elevada que a Europa atravessa – e o mundo Ocidental, no geral – já é reconhecido como mais persistente do que o esperado e não, apenas, uma consequência temporária do estímulo fiscal extraordinário e das perturbações nas cadeias de abastecimento induzidas pela pandemia de Covid-19.

Para o sector bancário, que sai de um período conturbado pautado pela gestão da herança resultante das crises financeira e económica do final da primeira década do século, primeiro, da crise das dívidas soberanas, depois, e, agora, do rescaldo da crise pandémica, o novo quadro que se apresenta constitui um desafio, que implica um novo conjunto de ferramentas para que possa ser respondido.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

BNA levanta suspensão da participação no mercado cambial imposta ao Finibanco Angola

O Finibanco Angola tinha sido suspenso de participar no mercado cambial, por um período de 45 dias, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), depois de o supervisor bancário angolano detectar incumprimentos durante uma inspecção pontual, em meados de agosto.

Banco de Portugal mantém a zero a exigência aos bancos de um “reserva contracíclica de fundos próprios”

O Banco de Portugal revelou o tradicional comunicado sobre a reserva contracíclica de fundos próprios, desta vez relativa ao 4.º trimestre de 2022. O supervisor vai manter a dispensa de constituição de reserva contracíclica para a banca no quatro trimestre deste ano, à semelhança do que sucedeu nos anteriores.

Merlin Properties compra sede do Novobanco na Avenida da Liberdade por 112 milhões

A informação do comprador foi confirmada pela entidade bancária esta sexta-feira em comunicado, depois de já ter avançado com o valor do negócio nas últimas semanas.
Comentários