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Giga da Unicef com apoio da Ericsson ligou um milhão de escolas à internet num ano

A parceria global junta três instituições e tem como objetivo ligar todas as escolas à Internet até 2030 e todos os jovens à informação, às oportunidades e às opções de escolha.
  • REUTERS/Afolabi Sotunde
7 Novembro 2021, 16h00

O projeto chama-se Giga e é fruto de uma parceria global entre a UNICEF, a International Telecommunication Union (ITU) e a empresa Ericsson. Tem como objetivo ligar todas as escolas à Internet até 2030 e todos os jovens à informação, às oportunidades e às opções de escolha.

Estabelecida há pouco mais de um ano, a parceria já dá frutos, tendo permitido a ligação de um milhão de escolas à internet.

“O mapeamento das escolas é um pilar fundamental da Giga – explica a Ericsson – uma vez que ajuda a permitir a compreensão da dimensão do investimento, das ações e das parcerias necessárias para colmatar o fosso digital e fornecer a todas as crianças em idade escolar de todo o mundo, o acesso a oportunidades de aprendizagem digital”.

No âmbito da parceria, a Ericsson comprometeu-se a ajudar a mapear a conectividade nas escolas de 35 países até ao final de 2023, apoiando a ambição da Giga de mapear o universo das escolas.

“Os conhecimentos especializados da Ericsson ajudaram a equipa de ciência dos dados da Giga a construir modelos melhores para a conectividade das escolas. As parcerias técnicas como esta são cruciais para a Giga, uma vez que criamos um recurso de fonte aberta de localizações e conectividade das escolas que, a partir de hoje, incluirá mais de 1 milhão de escolas”, adianta Chris Fabian, Codirigente da Giga, pela UNICEF.

Nesse sentido, os parceiros apelam ao setor para que “una forças com os governos e a Giga para colmatar o fosso digital e tirar partido das vantagens da conectividade global”.

Segundo o relatório da Economist Intelligence Unit (EIU), Connecting Learners: Narrowing the Educational Divide, patrocinado pela Ericsson para apoiar a UNICEF, os países com  conectividade de banda larga têm o potencial de atingir um crescimento de até 20% do PIB, através da conectividade das escolas à Internet, se o acesso for financeiramente suportável e acompanhado por um investimento nas competências, nos conteúdos e nos dispositivos.

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