[weglot_switcher]

Governo da Madeira destaca importância da tecnologia e robótica na aprendizagem escolar

No âmbito do projeto “Sala do Futuro” com vista a equipar as escolas da região com materiais tecnológicos, o Presidente do executivo regional, Miguel Albuquerque, destacou a importância da Inteligência Artificial e da robótica em vários setores da sociedade, daí ser fundamental fomentar esta formação já na idade escolar.
10 Fevereiro 2022, 16h35

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, destacou a importância da tecnologia no âmbito da robótica e da Inteligência Artificial (IA), como componentes essenciais do percurso escolar.

Em declarações feitas à margem de uma visita à Escola Básica e Secundária de Machico, onde foi inaugurada uma “Sala do Futuro”, esta quinta-feira, o presidente do executivo regional frisou que a AI e a robótica “são o futuro”, prevendo que serão componentes essenciais para os mais diversos setores da sociedade.

“Os alunos têm que estar preparados para este mundo da robótica e temos que antecipar nas escolas essa formação”, salientou o governante, esclarecendo que, não obstante, “a componente ética e humanística que a escola oferece” não deve ser descurada.

Miguel Albuquerque ilustrou a importância da IA e da robótica no setor da saúde, afirmando que “serão determinantes para a prestação de cuidados de saúde do futuro com maior eficácia”, mas “nunca prescindindo da componente humana”.

O governante destacou então, no âmbito do projeto “Sala do Futuro”, a utilização das impressoras 3D, a reutilização para a robótica de materiais considerados obsoletos, os aparelhos que funcionam através de sensores de voz, bem como os jogos didáticos que fomentam a criatividade no âmbito da tecnologia aos alunos.

Questionado por um jornalista sobre o ataque cibernético feito à Vodafone, o governante disse que “não tinha conhecimento” dos setores da administração pública terem sido afetados, aproveitando para salientar que tal ataque demonstra que “estamos todos interligados” através da tecnologia, tornando-nos vulneráveis a potenciais ataques informáticos. Tal é uma “componente importante a considerar na estratégia de defesa dos países por ser uma ameaça constante”, alertou Miguel Albuquerque, lembrando que “hoje em dia é tudo digital”, desde o abastecimento da água, à rede elétrica.

A referir que a Escola Básica e Secundária de Machico é a décima terceira escola da região autónoma a ser equipada com uma “Sala do Futuro”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.