[weglot_switcher]

Governo de Madrid considera recolher obrigatório para controlar pandemia

O ministro da Saúde espanhol considera que impor um recolher obrigatório em Madrid, que continua a registar um maior número de testes positivos, poderá levar à declaração de um estado de emergência na região autónoma.
  • Madrid, Espanha
20 Outubro 2020, 16h34

O governo em Madrid está a estudar a possibilidade de decretar o recolher obrigatório como uma das novas medidas para controlar a disseminação da pandemia da Covid-19 na região.

De acordo com a notícia avançada pela “Reuters” o recolher vai garantir que não vão haver deslocações em determinadas horas do dia, da mesma maneira que foi decidido em França e em Itália.

O responsável pela Saúde da comunidade autónoma de Madrid, Enrique Ruiz Escudero, afirmou esta manhã, num encontro organizado pela agência Europa Press, que esta possibilidade tem sido discutida internamente no seu departamento.

“Nesta situação em que vivemos com a pandemia, qualquer opção que envolva restrição de atividade ou de mobilidade deve ser estudada”, salientou Enrique Ruiz Escudero.

O responsável pela região espanhola mais atingida até agora pela pandemia de Covid-19, explicou que esta comunidade autónoma não tem autoridade jurídica para adotar esta medida excecional, que é da responsabilidade do Governo e que, na sua opinião, “não seria aplicável apenas em Madrid, mas em toda a Espanha”.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Salvador Illa, considera que impor um recolher obrigatório poderá levar à declaração de um estado de emergência na região de Madrid. Qualquer medida com duração de mais de duas semanas exigiria o apoio de alguns partidos da oposição, acrescentou o responsável.

Entre sexta-feira, 16 de outubro e segunda-feira, 19 de outubro, Espanha somou mais 38 mil novos diagnósticos positivos para um total de 974,449 casos confirmados, enquanto que o número de mortes subiu para perto de 34 mil depois de terem sido registadas mais 217 óbitos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.