[weglot_switcher]

Governo ignora alerta da Proteção Civil sobre incêndios de outubro

Um relatório da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a que o “Correio da Manhã” teve acesso revela pedidos de ajuda, antes dos fogos. “Não vou prestar declarações”, afirma Jorge Gomes, ex-secretário de Estado da Administração Interna.
1 Abril 2018, 10h57

O Governo ignorou o alerta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) sobre o risco elevado de ocorrerem incêndios no mês de outubro, revela o “Correio da Manhã”, na edição deste domingo, 1 de abril.

De acordo com um relatório da entidade a que o CM teve acesso, datado de 10 de outubro, o ex-secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes havia sido previamente informado sobre a hipótese e sobre a necessidade de reforçar os meios de prevenção e combate.

“Face à previsibilidade da manutenção de risco elevado de incêndios florestais, com base nas previsões meteorológicas que apontam para a manutenção de temperaturas acima da média e considerando a significativa redução de dispositivos de bombeiros, submete-se à consideração um reforço desse dispositivo”, refere o documento em causa, citado pelo matutino.

“Não vou prestar declarações”, respondeu o antigo governante ao jornal, quando questionado sobre este relatório, cinco dias antes do pior dia do ano em matéria de fogos. Nele, a Proteção Civil solicitava o recrutamento de 40 operacionais, bem como a contratação de mais quatro aviões anfíbios médios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.