[weglot_switcher]

Governo português convida empresas do Japão a concorrerem ao novo terminal do porto de Sines

O convite foi feito esta semana pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao seu homólogo japonês, Toshimitsu Motegi. A Administração dos Portos de Sines e do Algarve lançou em outubro um concurso internacional para a construção de um novo terminal de contentores em Sines, em relação ao qual diversas empresas da China e dos Estados Unidos já manifestaram interesse em investir.
2 Outubro 2020, 17h40

O Governo português convidou empresas do Japão a concorrerem ao novo terminal de contentores previsto para o porto de Sines, cujo plano estratégico para os próximos dez anos foi apresentado na passada quarta-feira, dia 30 de setembro, numa cerimónia presidida por Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação.

No entanto, segundo a informação veiculada na ‘newsletter’ digital da APP – Associação Portos de Portugal, foi Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, quem “transmitiu quarta-feira ao homólogo do Japão o interesse de Portugal em ver empresas japonesas concorrer à construção do segundo terminal do porto de Sines”.

“Augusto Santos Silva recebeu em Lisboa o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Toshimitsu Motegi, naquela que foi a primeira visita de um chefe da diplomacia do Japão a Portugal em 18 anos e que ocorre por ocasião do 160.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países”, avança a informação divulgada na ‘newsletter’ Portos de Portugal.

A mesma nota acrescenta que, “evocando a consolidação das relações culturais, políticas e económicas’, o ministro português salientou, em declarações à imprensa após o encontro, que o Japão ‘é atualmente um dos maiores investidores estrangeiros em Portugal”, onde está presente “no setor automóvel, agroalimentar e da energia’”.

“O investimento japonês em Portugal tem contribuído muitíssimo para o crescimento da economia e do emprego”, disse Santos Silva na ocasião.

“Por isso permiti-me aproveitar esta reunião para transmitir ao senhor ministro o pedido de divulgar junto das empresas japonesas ligadas ao setor portuário o interesse de Portugal em ver empresas japonesas e consórcios internacionais em que empresas japonesas estão presentes a concorrerem ao concurso que está em curso para o segundo terminal [de contentores] do porto de Sines”, afirmou.

A mesma nota da APP adianta que, “na sua declaração, o ministro japonês não se referiu diretamente a Sines, mas evocou ‘vários projetos económicos’ que abordou com Santos Silva, através dos quais disse esperar que os dois países possam ‘estreitar ainda mais as relações económicas’”.

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve lançou em outubro um concurso internacional para a construção de um novo terminal de contentores em Sines, em relação ao qual diversas empresas da China e dos Estados Unidos já manifestaram interesse em investir.

Curiosamente, à margem da questão do porto de Sines, os ministro Pedro Nuno Santos e Augusto Santos Silva envolveram-se esta semana numa polémica sobre o apoio que o PS deve conceder a Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.