[weglot_switcher]

Governo quer alargar a base social no Ensino Superior

Alargar a base social para apoiar jovens e estimular a investigação e o emprego científico são alguns dos objetivos do OE/17.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
20 Setembro 2016, 18h49

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, revelou que um dos objetivos do Orçamento do Estado de 2017 passará por alargar a base social para apoiar jovens e estimular a investigação e o emprego científico.

Na 11.ª edição do “Yes Meeting”, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Manuel Heitor, referiu a intenção de dar “a oportunidade a mais jovens para participarem no Ensino Superior” e “reforçar o topo do sistema, garantindo condições para estimular o emprego científico”.

“São duas linhas críticas do nosso posicionamento e na orientação para a definição do Orçamento para 2017”, disse.

O ministro reiterou que o Governo quer continuar “uma política insistente e persistente de alargar o apoio social aos estudantes, para alargar a base social do Ensino Superior”. “Já o fizemos em 2016 e estou certo que iremos continuar com essa linha de orientação para 2017”.

Fontes de financiamento

Manuel Heitor afirmou, ainda, que “haverá oportunidade para continuar a crescer” a nível de financiamento através da diversificação de fontes, sejam nacionais ou comunitárias.

O ministro recordou o contrato de legislatura assinado com as universidades e politécnicos para destacar que o nível de investimento não estará em causa.

“Além disso, aprovámos em julho, depois de um processo de negociação sindical, um programa de estímulo ao emprego científico, que vai dar condições de empregabilidade aos jovens com doutoramento e maior estabilidade para que possamos atrair mais jovens doutorados para Portugal”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.