[weglot_switcher]

Governo reúne com produtores, retalhistas e transportadores para evitar rutura de ‘stocks’

Os ministros da Economia e da Agricultura estão reunidos com mais de uma dezena de associações produtores alimentares, de cadeias de distribuição e de transportadores para encontrar formas de evitar ruturas de ‘stocks’ aos consumiodores.
8 Abril 2020, 16h11

Está a decorrer a 6ª reunião dos responsáveis do Ministério da Agricultura e do Ministério da Economia com o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das condições de Abastecimento e do Retalho em Portugal no âmbito do surto do coronavírus.

Pedro Siza Vieira, ministro do Estado e da Economia e da Transição Digital, e Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, participam neste encontro.

Estes ministros estão a ser acompanhados pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

Os governantes vão intervir, a partir do Salão Nobre do Ministério da Economia, numa reunião que decorrerá com os restantes participantes, através de videoconferência.

“Este Grupo de Trabalho tem avaliado e acompanhado as condições de abastecimento de bens nos sectores agroalimentar e do retalho, em estreita articulação e coordenação entre os setores público e privado, o que permite afirmar que, até ao momento, não se verifica qualquer risco de rutura de ‘stocks’ no país”, assinala um comunicado do Ministério da Agricultura.

Integram este grupo de acompanhamento a DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas; ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica; GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral da Agricultura; DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária; ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares; ANTP – Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas; ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias; APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição; Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal; FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares; FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite; FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas; FEPASA – Federação Portuguesa das Associações Avícolas; e FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.

Além dos representantes destas instituições, juntaram-se ainda a esta reunião o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda; e o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, assim como a APIC – Associação Portuguesa de Industriais de Carnes, a DOCAPESCA – Portos e Lotas e a Fileira do Pescado.

Para as próximas reuniões deste Grupo de Trabalho está tambem prevista a participação da SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, que envia relatórios diários de situação, e da ACICO – Associação Nacional de Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.