[weglot_switcher]

Governo vai anunciar pacote para compensar quebra das receitas da restauração nos próximos dois fins-de-semana

O Ministério da Economia e o Ministério das Finanças estiveram a trabalhar “muito intensamente” esta segunda-feira para encontrar o modelo de apoio para a “mitigar” a quebra da faturação da restauração nos próximos dois fins-de-semana e que será “esta semana”, garantiu o primeiro ministro, António Costa, esta noite.
9 Novembro 2020, 21h37

Em entrevista à TVI, o chefe do Governo revelou que “vamos anunciar esta semana um pacote específico para apoiar as empresas da restauração relativamente ao que vão sofrer na receita nos próximos dois fins-de-semana”.

Em causa está a perda da faturação dos restaurantes que, devido ao recolher obrigatório a partir das 13h00 aos sábados e aos domingos imposto pelo estado de emergência, nos próximos dois fins-de-semana, terão menos tempo útil de trabalho, nos 121 concelhos de risco de maior contágio.

Este apoio surge depois de o Governo ter anunciado, na noite de sábado passado, as medidas que regulamentaram o estado de emergência, e juntar-se-á assim aos apoios de 1.500 milhões de euros anunciados na semana passada para as micro e PME.

O modelo do apoio está a ser preparado com base no e-Fatura que permite ao Governo estimar qual a receita perdida. “Estivemos a trabalhar hoje durante todo o dia e podemos saber a receita que cada restaurante tem e que vai perder através do e-Fatura. Temos estimado quais os custos fixos que as empresas têm e, dessas, sabemos que parte está a ser apoiada pelo lay off. E, quanto às outras, podemos estabelecer um apoio específico para mitigar os prejuízos destes dois fins-de-semana”, afirmou António Costa.

Instado a dar o montante do apoio, o primeiro ministro não quis “dar um número preciso”, mas vincou que o Governo tem “estado a trabalhar muito intensamente ” para encontrar o “modelo certo” e que ainda vai reunir com as associações da restauração ao longo desta semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.