[weglot_switcher]

“Grande constrangimento para Moscovo”. Ucrânia divulga identidades de 620 espiões russos

A confirmar-se a veracidade da lista, compromete muitos agentes russos, pois expõe a sua data e local de nascimento, passaportes, números de telefone, e nalguns casos, moradas, matrículas, finanças, e hábitos de bebida.
  • Reuters
29 Março 2022, 21h30

A Ucrânia divulgou uma lista do que alega serem as identidades de 620 espiões russos que trabalham para a FSB, expondo a sua data e local de nascimento, passaportes, números de telefone, nalguns casos, moradas, matrículas, finanças, e hábitos de bebida, avançou o “The Telegraph” na segunda-feira.

Segundo a lista, um agente tem um endereço do Skype que inclui a frase “jamesbond007” assim como os caracteres “DB9”, numa referência ao Aston Martin de espião britânico, e outro é um alcoólico que “viola sistematicamente as regras de trânsito”.

As autoridades ucranianas, que não divulgaram como obtiveram a lista, acusaram os agentes de estarem envolvidos em atividades “criminosas” na Europa, mas não deram detalhes.

O “The Telegraph” não verificou de forma independente a lista, que, se confirmada, seria “um grande constrangimento para Moscovo”, que pode comprometer muitos espiões.

Na semana passada, a Rússia lançou, alegadamente, uma caça aos “espiões ocidentais” no FSB, o que demonstra que pode temer uma infiltração na agência. No início de março, um dissidente afirmou que os seus agentes não sabiam dos planos de invasão da Ucrânia. Entretanto, Putin terá colocado altas figuras do FSB em prisão domiciliária darem a conhecer os seus planos de invasão ao Ocidente.

A agência sucessora da KGB, embora se dedique principalmente à segurança doméstica, tem sido associada a assassinatos no exterior. O jornal britânico relembra que, em 2021, um ex-chefe do MI6 alertou que apenas “10%” das operações da Rússia na Europa eram conhecidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.