[weglot_switcher]

Grécia multa pessoas com mais de 60 anos sem vacinação em dia

Multa mensal é instaurada numa altura em que a taxa de vacinação completa ronda os 67%, mas população queixa-se das dificuldades nos agendamentos.
17 Janeiro 2022, 22h00

A partir de hoje, pessoas com mais de 60 anos que não estejam vacinadas passam a pagar multas mensais que começam em 50 euros no mês de janeiro e sobem para 100 euros em fevereiro.

O dinheiro vai para o sistema de saúde grego, que tem vindo a ser pressionado pelo aumento de hospitalizações.

A medida foi anunciada em novembro. “Gregos com mais de 60 anos… devem marcar a toma da primeira dose até 16 de janeiro”, disse o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, num comunicado à época, de acordo com a “BBC”.

No entanto, a “Euronews” observa que a população se queixa em dificuldades no agendamento de vacinas.

“Marquei o dia 11 de janeiro para me vacinar, mas as autoridades só me ofereceram uma consulta para 31 de janeiro. Por que não me marcaram antes? A culpa não é minha, mas agora dizem que devo pagar uma multa, Por quê?”, terá perguntado um residente grego.

Na mesma linha, os profissionais de saúde que não foram vacinados foram suspensos e podem vir a ser demitidos se não cumprirem as regras que ditam a obrigatoriedade da inoculação.

A taxa de vacinação completa ronda os 67% da população, avança a “Euronews”. Até à data, 18,3 milhões de doses de vacinas foram distribuídas e quase 22 mil pessoas morreram de Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.