[weglot_switcher]

GreenVolt compra parque solar na Roménia por 83 milhões (com áudio)

A GreenVolt, através das suas subsidiárias V-Ridium Solar 45 e V-Ridium Renewables (Roménia), chegou a acordo para a compra de um parque solar fotovoltaico de 45 MWp na Roménia, num negócio avaliado em cerca de 83 milhões de euros.
18 Maio 2022, 07h14

A GreenVolt anunciou a compra de um parque solar fotovoltaico de 45 MWp na Roménia, numa operação avaliada em cerca de 83 milhões de euros.

A compra foi acordada através das suas subsidiárias V-Ridium Solar 45 e V-Ridium Renewables (Roménia).

A expectativa da empresa liderada por João Manso Neto é otimizar o retorno financeiro deste ativo, “quer através do estabelecimento de um potencial acordo bilateral de venda da energia elétrica não regulado (PPA), quer através da otimização da gestão operacional do parque, e do potencial de “repowering” a médio prazo deste ativo”.

“O parque LJG Green Source Energy Alpha, ou Lions, até agora detido pela Samsung C&T Corporation, pela LSG Building Solutions, e pela Green Source Consulting, está em operação desde 2013 e ocupa uma área de aproximadamente 112,5 hectares, contando com uma capacidade instalada de 45 MWp”, revela a GreenVolt.

“Esta operação avalia o parque solar fotovoltaico, à data de hoje, em cerca de 83 milhões de euros. Em 2021, o parque Lions registou um EBITDA de 12 milhões de euros, perspetivando-se este ano um crescimento face ao valor registado no exercício anterior”, avança o comunicado.

A GreenVolt diz que a energia produzida neste parque “conta com receitas estáveis, parte da energia é vendida no mercado, havendo outra componente de receita regulada, através de green certificates, que está válida até 2031. A maioria destes green certificates está contratualizada em euros com a elétrica alemã EON”.

“Esta compra marca mais um passo na estratégia de crescimento definida pela GreenVolt, aquando do IPO”, diz no comunicado João Manso Neto. “O Lions vem reforçar a nossa capacidade de geração a partir de fontes renováveis, abrindo um vasto leque de possibilidades para a comercialização desta energia”, acrescenta o CEO da GreenVolt.

A GreenVolt, empresa especializada na produção de energia renovável admitida à negociação no PSI, o principal mercado acionista da Euronext Lisbon, atua no setor da biomassa, na promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos e na distribuição de geração de energia renovável.

A par da produção de energia a partir de biomassa, a partir de excedentes florestais e agroflorestais, em Portugal e no Reino Unido, a GreenVolt é promotora de projetos eólicos e solares fotovoltaicos, com atuação em vários mercados europeus e no mercado americano, com um pipeline de 5,8 GW — com 4 GW em construção, Ready to Build ou em fase avançada de desenvolvimento.

No segmento estratégico da geração distribuída, a GreenVolt opera nos mercados português e espanhol, apresentando soluções que visam a redução da fatura energética dos seus clientes, tanto empresariais como particulares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.