[weglot_switcher]

Gripe das aves ameaça a produção de alimentos por todo o mundo

Continuam a surgir surtos do vírus, que mata milhares de animais por ano e pode causar escassez na oferta ao nível de produtos alimentares que dependem das aves.
15 Fevereiro 2023, 16h11

O vírus da gripe das aves continua a dar problemas um pouco por todo o mundo, com os investigadores a alertarem para os perigos inerentes à sua propagação. O vírus foi inicialmente transmitido de aves selvagens para aves domésticas. Acabaria por se tornar uma endemia, que já dura os 12 meses do ano, ao invés do que acontecia no passado, em que era sazonal.

De acordo com mais de 20 veterinários e especialistas na doença contactados pela “Reuters”, o facto de vírus se manter ativo é um sinal de que os surtos não deverão reduzir, o que poderá gerar problemas ao nível da produção de alimentos à escala global, já que vírus causa milhares de mortes de animais por ano.

Deste modo, de acordo com os investigadores, os produtores deverão ver a gripe como um problema que persiste entre janeiro a dezembro, não apenas no período migratório das aves selvagens, que coincide com a primavera.

Os surtos têm sido frequentes em quatro continentes (Europa, América, Ásia e África), com as aves selvagens a transportarem o vírus e a transmiti-lo, por exemplo, através de fezes contaminadas. Os trabalhadores do sector aviário têm feito esforços para conter a disseminação do vírus, para já sem o sucesso desejado, segundo noticia a “Reuters”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.