[weglot_switcher]

Grupo Bosch sobe vendas em 6,7%, para 78 mil milhões de euros

De acordo com os resultados preliminares, a faturação do Grupo Bosch em 2017 protagonizou um crescimento de 8,3% ajustado às taxas de câmbio.
2 Fevereiro 2018, 18h13

O Grupo Bosch alcançou cerca de 78 mil milhões de euros em vendas em 2017, o que representou um crescimento de 6,7% face ao exercício precedente.

Para este valor, as operações da Bosch na Europa valeram mais de 50% do volume de vendas da fornecedora alemã de tecnologia e serviços.

De acordo com os resultados preliminares, a faturação do Grupo Bosch em 2017 protagonizou um crescimento de 8,3% ajustado às taxas de câmbio.

“O resultado das vendas foi afetado negativamente pelas taxas de câmbio no valor de 1,2 mil milhões de euros”, alerta um comunicado do grupo alemão.

“Ultrapassámos as nossas previsões e aumentámos a rentabilidade. Em 2017 o valor de vendas foi o mais alto de sempre”, afirma Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados preliminares, em Ludwigsburg, Alemanha, realizada esta semana (dia 30 de janeiro).

Os lucros das operações antes de juros e taxas (EBIT) aumentaram 18%, o equivalente a 5,3 mil milhões de euros em 2017.

Isto equivale a uma margem EBIT de operações de 6,8%, como explicou Stefan Asenkerschbaumer, CFO (administrador financeiro) e vice-presidente do conselho de administração: “o sucesso da Bosch verificado no seu ‘core business’ financia os seus esforços para se tornar líder no fornecimento de tecnologia IoT [internet das coisas] e de soluções de mobilidade”.

A faturação do Grupo Bosch por região evidencia que a Europa é a principal fonte de receitas, com uma contribuição de 52%, tendo gerado 40,7 mil milhões de euros, após um crescimento de 5,5% em 2017.

A Ásia-Pacífico foi responsável por uma facturação de 23,6 mil milhões do Grupo Bosch, após uma subida de 14% no ano passado, valendo neste momento 30% das vendas globais da empresa alemã.

A América do Norte, incluindo o México, gerou vendas de 12,1 mil milhões de euros e registou uma quebra de 2,3%, detendo uma quota de 16% nas vendas do Grupo Bosch.

A América do Sul originou uma faturação de 1,6 mil milhões de euros, mais 15,2% que em 2016, representando apenas 2% das vendas globais do grupo.

O Grupo Bosch fecho 2017 com um total de cerca de 400 mil colaboradores em todo o Mundo, com destaque para 244.500 na Europa, dos quais 137.500 na Alemanha.

Um dos destaques da atividade do Grupo Bosch no ano passado foi no segmento das soluções de mobilidade, cujas vendas cresceram 7,8%, a um ritmo três vezes superior ao do setor da produção automóvel global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.