[weglot_switcher]

Grupo de hackers Anonymous reivindica ataque à agência espacial russa

O grupo de ‘hackers’ Anonymous está em guerra declarada à Rússia e reivindicou um ataque à agência espacial daquele país.
  • Alexei Nikolskyi/Kremlin via Reuters/SPUTNIK
3 Março 2022, 15h00

No contexto da invasão russa à Ucrânia, o grupo de hackers Anonymous declarou “guerra cibernética” à Rússia, dizendo que faria tudo para prejudicar o Kremlin através de ataques cibernéticos enquanto este não retirasse as suas tropas do território ucraniano.

Um afiliado do mesmo grupo, intitulado Network Battalion 65, ou apenas ‘NB65’, publicou esta quarta-feira um tweet em que reivindica um ataque aos servidores da agência espacial russa e garante que aquele país perdeu o controlo sobre os satélites, tanto no que diz respeito ao sistema de monitorização, como de filmagem.

De acordo com a publicação, o grupo acedeu a ficheiros secretos russos, apagou-os e impediu o acesso do Kremlin aos servidores. “As credenciais foram alteradas e o servidor foi desligado”. O grupo acrescenta que não vai parar até a Rússia deixar de “bombardear, matar civis e tentar invadir.”

Como seria de esperar, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia não vai ser um “exclusivo” dos meios militares físicos e tradicionais. Os ataques cibernéticos também estão a ser usados como armas de arremesso. Desde o início da invasão, o governo e vários bancos ucranianos e russos têm sido alvo de ataques cibernéticos, sendo que os responsáveis têm sido entidades diferentes.

Esta quinta-feira, foi a vez da embaixada ucraniana no Reino Unido que, na rede social Twitter, anunciou que os ciberataques “constantes” fizeram com que o site e e-mail oficiais da organização deixassem de estar operacionais. Para o efeito, a embaixada sugere outros endereços eletrónicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.