[weglot_switcher]

Grupo espanhol Proclinic compra portuguesa Montellano

A fornecedora de soluções de medicina dentária avançou com este negócio para consolidar a liderança neste mercado na Europa do Sul. KPMG, RRP Advogados e Correia Afonso, Archer & Associados assessoram a aquisição, sabe o Jornal Económico.
31 Maio 2023, 12h34

O grupo espanhol Proclinic, fornecedor de soluções para o sector da saúde oral, adquiriu a empresa portuguesa Montellano, um dos principais distribuidores nacionais de equipamentos de medicina dentária. O objetivo deste investimento é consolidar a presença na Europa do Sul, mais precisamente na Península Ibérica.

Para a Proclinic, Portugal é “estratégico” para a indústria dentária espanhola e europeia. “Desta forma, o grupo reforça a sua oferta de serviços de valor acrescentado, adicionando a nova plataforma de e-commerce [comércio eletrónico] da Montellano às restantes plataformas digitais da Proclinic”, explica a participada pela sociedade de private equity Miura Partners, em comunicado.

O valor do negócio não foi tornado público, mas o Jornal Económico sabe que a assessoria financeira e jurídica da operação esteve a cargo da consultora KPMG e das sociedades de advogados RRP e Correia Afonso, Archer & Associados.

Na opinião do CEO da Proclinic, a operação permite “reforçar a sua logística e melhorar o seu portefólio de produtos e soluções para hospitais, laboratórios e clínicas dentárias” e consolidar a “oferta de valor acrescentado, com um nível de excelência, atenção e formação para todos os profissionais do sector ao nível internacional”, através da plataforma de e-commerce da Montellano. “A experiência e o know-how [conhecimento] da Montellano no mercado português oferecem à Proclinic uma capacidade de resposta ao nível de consumíveis, grandes e pequenos equipamentos, serviços e demais soluções em toda a Península Ibérica”, afirma Manuel Alfonso.

“É o reconhecimento do trabalho que a equipa da Montellano tem vindo a desenvolver nos últimos 50 anos e que nos deixa a todos muito orgulhosos. Com esta união, mantemos as pessoas, os nossos valores e tudo aquilo que nos caracteriza, e reforçamos a capacidade da Montellano com mais ferramentas e soluções para continuar a ser o parceiro de confiança de todos os nossos clientes, dando seguimento a uma estratégia de crescimento para consolidar a nossa posição de liderança em Portugal”, completa o diretor geral da Montellano, Bernardo Montellano.

Fundada em 1974 e com sede em Lisboa, a Montellano tem uma equipa de mais de 50 profissionais e um volume de negócios superior a 15 milhões de euros oriundo dos seus dispositivos médicos, distribuição de medicamentos de anestesia dentária e assistência técnica.

A Proclinic, que nasceu do trabalho da família Raneda de la Hoz, tem outras duas subsidiárias – Meditrans e Exotec Dentaire, que adquiriu no ano passado – e emprega cerca de 600 pessoas, que foram incorporadas das três empresas adquiridas. O grupo com sede em Saragoça, na região de Aragão, antecipa que este ano mais de metade da sua atividade comercial seja proveniente do mercado internacional, nomeadamente Portugal, Itália, Alemanha, França e Polónia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.