[weglot_switcher]

Grupo logístico Garland avança para o País Basco

Depois de Marrocos em 2014, a Garland Transport Solutions investiu na segunda internacionalização, no município espanhol de Vitoria-Gasteiz.
16 Abril 2023, 10h40

A Garland Transport Solutions (GTS), subsidiária do grupo português Garland, vai abrir uma representação no País Basco, em Espanha. A empresa da área transitária, que disponibiliza soluções de transporte rodoviário, marítimo e aéreo, decidiu instalar-se no município de Vitoria-Gasteiz naquela que é a sua segunda internacionalização, depois de criar a Garland Maroc, em Marrocos, em 2014.

“Tendo em conta que, no mercado nacional, a Garland Transport Solutions é um dos principais players na área transitária, a expansão para Espanha afigurou-se como estratégica para nós, já que poderemos alargar a nossa operação a um mercado cinco vezes maior que o português, adotando uma estratégia ibérica”, argumentou o administrador do grupo Garland e CEO da Garland Transport Solutions.

Numa primeira fase, a Garland Transport Solutions fará esta internacionalização em Espanha através de uma parceria com a TDN, empresa com 45 sucursais distribuídas por toda a Espanha.

“Um dos nossos principais objetivos é trabalharmos o mercado espanhol (Vitoria, Burgos, San Sebastian, Logroño, Pamplona, Santander e Bilbao) através do fornecimento de serviços transitários sustentados nos nossos tráfegos atuais, oferecendo as melhores práticas de serviço às empresas espanholas”, explicou Giles Dawson, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social este fim de semana.

Para a empresa nacional, é especialmente relevante o facto de esta ser a terceira comunidade autónoma de Espanha com maior rendimento per capita, a seguir a Madrid e Catalunha, segundo o Instituto Basco de Estatística. Com uma população de 2,1 milhões habitantes, o País Basco teve um crescimento de 50,5% nas exportações só no primeiro semestre de 2022, sendo que essa percentagem atingiu os 56,3% na zona de Vitoria-Gasteiz, onde ficará instalada a representação da Garland Transport Solutions.

“Ao nível da exportação, destacam-se ainda países como Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Portugal. Já no sentido inverso, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Portugal são fornecedores importantes. Também a Polónia está a subir na tabela no que respeita a volume de negócios com esta região autónoma espanhola. Vemos nesta realidade uma oportunidade para, através desta nova representação, fornecermos aos nossos agentes em todo o mundo soluções de frete e de distribuição nestes países”, destaca ainda Giles Dawson.

No ano passado, o volume de negócios da GTS aumentou 15% em termos homólogos para 65,7 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões de euros pela Garland Maroc. Esta é a empresa do grupo Garland com maior peso na faturação total da multinacional, sendo que a área transitária representa cerca de 45% dos 144,3 milhões de euros faturados em 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.