[weglot_switcher]

Guia IRS 2022: Tudo o que precisa de saber

Se ainda tem dúvidas sobre IRS, consulte o Guia IRS 2022 do ComparaJá.pt e descubra tudo o que há para saber sobre este imposto, desde o preenchimento à entrega.
8 Abril 2022, 10h00

No que toca ao IRS, existem sempre bastante dúvidas por parte dos portugueses. O que é necessário preencher? Quais são os prazos para entregar? O que é que vou ter de pagar?

Para que a entrega da declaração deixe de ser sinónimo de dúvidas e complicações, o ComparaJá.pt desenvolveu uma solução prática e de fácil acesso.

O intermediário de crédito realizou um guia com todas as informações de que irá necessitar para a entrega deste imposto em 2022. Desde a validação de faturas ao preenchimento da declaração até aos prazos do reembolso, conheça tudo o que há a saber sobre este processo que impacta grande parte da população ativa portuguesa.

guia irs 2022

Em que consiste o Guia IRS 2022?

A entrega do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares é um processo que envolve várias etapas, sendo que para muitos contribuintes algumas delas poderão ser um pouco complexas.

Torna-se, assim, pertinente compreender melhor que conteúdos são necessários para uma melhor compreensão deste processo. Dividimos esta temática em quatro secções distintas:

1 – Tabelas, Escalões e Deduções

Aqui poderá descobrir quanto é que desconta para IRS, o que terá de pagar e as despesas que são contabilizadas para o cálculo final. Esta secção é bastante importante para compreender os valores que irão resultar aquando da liquidação deste imposto.

2 – Preparar a entrega

A entrega da declaração de IRS envolve mais do que o preenchimento de um simples formulário. É necessário cumprir certos prazos e comunicar determinadas informações à Autoridade Tributária e Aduaneira. Aqui terá todas as indicações de que necessita.

3 – Entregar a declaração

Depois de saber quanto poderá receber ou pagar de IRS, bem como todos os prazos estabelecidos ao longo do ano, estará na altura de conhecer os aspectos práticos da declaração de IRS.

Aqui poderá conhecer melhor a constituição da declaração Modelo 3, os anexos que terá de preencher e entregar. Pode ver também se está abrangido pelo regime de IRS automático e como pode consignar parte do imposto para fins solidários.

4 – Reembolsos e pagamentos

Após a entrega da declaração, o passo seguinte é saber quanto e quando irá receber de reembolso ou qual é o valor do montante extra de imposto a pagar, caso essa seja a situação.

Quer esclarecer todas as suas dúvidas?

Encontre respostas para todas as suas dúvidas no nosso Guia IRS 2022, o qual agrega as melhores dicas para simplificar a entrega da declaração.

Para consultar este guia, basta descarregar o documento em formato PDF ao carregar no botão abaixo:

Esperamos que este ebook lhe seja útil e que o possa partilhar com os seus amigos e familiares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.