[weglot_switcher]

Guiné-Bissau. Aproximação das legislativas faz subir confronto político

A campanha para as legislativas guineenses de junho arranca a 13 de maio, mas o clima de tensão já se faz sentir. Com o país em crise política há vários anos, há mesmo quem coloque em dúvida a sua realização.
5 Maio 2023, 19h00

A Guiné-Bissau está prestes a entrar em fase de campanha eleitoral, que antecederá as eleições legislativas marcadas para 4 de junho próximo e, segundo os jornais locais, já vive em clima eleitoral. Ou, dito de outra forma: a crispação política, que tem acompanhado a sociedade da Guiné-Bissau nos últimos anos, já está a crescer de tom. “O ambiente de tensão política está a adensar-se cada vez mais, com movimentações um pouco por todos os lados, entre partidos, candidatos a deputado e os seus apoiantes”, refere uma reportagem do jornal online “DW África”.

O início da campanha eleitoral está marcado para o dia 13 de maio, “mas os atores políticos guineenses já começaram a endurecer os discursos. A pouco mais de 30 dias da ida às urnas, lançam suspeitas sobre a organização e a credibilidade do processo eleitoral”. Nada de novo. Tem sucedido assim nos tempos mais recentes – e a crispação atingiu o seu máximo com o caso da realização do último congresso do PAIGC.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.