[weglot_switcher]

Há 39 casos de coronavírus em Portugal

O secretário de Estado da Saúde informou ainda que existem, neste momento, 339 casos suspeitos no país.
9 Março 2020, 19h27

O Governo anunciou esta segunda-feira que existem, neste momento, 39 casos confirmados de infeção do novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. O secretário de Estado da Saúde informou ainda que existem, neste momento, 339 casos suspeitos no país.

Até ao final do dia de ontem existiam 30 casos confirmados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os últimos nove estão internados em unidades hospitalares do Norte (sete) e na região de Lisboa e do Vale Tejo (sete).

“A maioria das situações destas pessoas está clinicamente estável. Uma doente inspira algum cuidado e está sob vigilância clínica mais apertada. Os primeiros casos foram importados de Itália e Espanha, existindo há data cadeias de transmissão ativas em Portugal” , disse António Sales, em conferência de imprensa esta tarde.

Como foram ativados novos hospitais de segunda linha, há agora uma dezena de hospitais preparados para acompanhar estes doentes: São João (Porto), Santo António (Porto), Pedro Hispano (Matosinhos), Braga, Guarda, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Curry Cabral (Lisboa), Dona Estefânia (Lisboa), Santa Maria (Lisboa) e Faro.

“O Norte é a região mais afetada”, admitiu o secretário de Estado da Saúde aos jornalistas. “É importante que os portugueses continuem a confiar e a seguir as recomendações da nossa autoridade nacional de saúde. Relativamente à capacidade de resposta do SNS, tem sido feita uma avaliação das necessidades e uma monitorização contínua com a realização de reuniões diárias”, referiu ainda António Sales.

Segundo a informação transmitida pela DGS e pelo Ministério da Saúde, passarão a existir dois momentos diários de informação sobre a evolução do Covid-19 em Portugal, o habitual boletim epidemiológico de manhã e às 18h30 uma conferência de imprensa.

O teste para despiste do novo coronavírus realizado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu negativo. “Apesar de continuar sem sintomas viróticos, o Presidente da República continuará a trabalhar em casa até perfazer as duas semanas referidas na nota ontem divulgada”, informou, horas antes deste esclarecimento, a Presidência da República.

Notícia atualizada às 20h08

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.