[weglot_switcher]

Há 500 vagas para estudar Tecnologias de Informação e Comunicação (com áudio)

Decorre até 23 de fevereiro o prazo de candidaturas ao Programa UPskill – Digital Jobs & Skills que visa requalificar profissionais para o setor digital e aumentar o número de quadros qualificados em Portugal.
7 Fevereiro 2022, 07h50

Está no terreno o segundo ciclo de formação do Programa de requalificação UPskill – Digital Jobs & Skills, destinado a desempregados ou pessoas em situação de subemprego que pretendam requalificar-se para trabalhar no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nesta fase, a iniciativa envolverá 32 novas ações, correspondendo a cerca de 500 vagas, um número superior às 359 lançadas na primeira fase. As ações de formação incluídas nos dois ciclos implicam a mobilização em 12 instituições de ensino superior em 13 cidades: Braga, Porto, Bragança, Leiria, Coimbra, Lisboa, Sintra, Setúbal, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Évora e Faro.

O objetivo é que dos 500 formandos a selecionar “pelo menos 80%, sejam contratados pelas empresas envolvidas no programa”, depois dos seis meses de formação teórico-prática em instituições de ensino superior e dos três meses de formação prática em ambiente de trabalho real, nas organizações.

O Programa envolve uma parceria entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que entidade que agrega o universo de empresas das TIC, o Estado, através do IEFP, que apoia e financia e a academia. À rede de politécnicos, através do Conselho Coordenador dos Institutos Superior Politécnicos (CCISP), e do ISCTE-IUL, cujo envolvimento na iniciativa se integra na estratégia de desenvolvimento de uma oferta na área das tecnologias digitais aplicadas, que culminou com a decisão de abertura de uma Escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas, em Sintra, juntam-se nesta edição as Universidades de Évora e do Algarve.

UPskill – Digital Jobs & Skills está inserido no Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal, uma iniciativa emblemática do Governo de António Costa, liderada pelo secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

A iniciativa UPskill foi lançada em março de 2020 e decorre por ciclos de candidatura, de acordo com as necessidades de recursos qualificados identificadas pelas empresas. No 1º ciclo, encerrado em dezembro de 2021, foram colocados, nas 22 ações de formação em sete localidades – Braga, Porto, Bragança, Sintra, Faro, Setúbal e Viseu – um total de 359 formandos. A taxa de contratação destes recursos foi superior a 80%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.