[weglot_switcher]

Há cada vez mais alunos a pedir apoios para o ensino superior

No ano de 2021, a EPIS atribuiu 147 bolsas sociais com um investimento de 290 mil euros, que representa um aumento de 96% face ao ano de 2020 e um aumento de 171% face ao ano de 2019.
31 Janeiro 2022, 17h31

De acordo com associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), a procura por bolsas sociais aumentou no ensino superior e mestrado em comparação com o ensino secundário. Para além disso o número de alunos que se candidatam a bolsas para o ensino superior e mestrado são em média de famílias menos carenciadas, do que os alunos que pedem apoio para o secundário.

A associação afirma que há uma crescente procura por apoios para o ensino superior e mestrado por parte de jovens que vem de família com um perfil socioeconómico que não é o enquadrado para a bolsa social da associação. Ainda assim, os dados da EPIS mostram que os alunos que se candidatam às bolsas são em média de famílias menos carenciadas do que os alunos que pedem apoios para o secundário.

69% das candidaturas à bolsa da EPIS ao nível do ensino secundário são de alunos com ação social escolar. Essa percentagem é menor, totalizando os 51%, no nível de ensino superior e mestrado.

O diretor geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, disse que “A educação superior representa um esforço adicional para as famílias carenciadas e não deve ser vista como um privilégio para os alunos com mais recursos financeiros, pelo que é fundamental garantir a igualdade de acesso aos dois ciclos do ensino superior por parte de todos os alunos que têm mérito. A este desafio, acresce a necessidade de o país ter uma maior qualificação do mercado de trabalho”

No ano de 2021, a EPIS atribuiu 147 bolsas sociais com um investimento de 290 mil euros, que representa um aumento de 96% face ao ano de 2020 e um aumento de 171% face ao ano de 2019. 53 destas bolsas foram atribuídas a alunos a iniciar o ensino superior ou o mestrado. As restantes foram para alunos no ensino secundário. Este ano a EPIS também observou um aumento do número de candidaturas às bolsas chegando às 528 candidaturas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.