[weglot_switcher]

‘Hackers’ roubam 6 milhões a banco na Rússia

O nome do banco não foi revelado, mas o ciber-ataque, que o atingiu, foi perpetrado através da rede de transações interbancárias SWIFT.
18 Fevereiro 2018, 09h56

A informação foi relegada para o fim da página de um relatório do Banco da Rússia, mas mesmo assim não passou despercebida… Aí, o banco central contabiliza os estragos do último ciber-ataque perpetrado a um banco do país, cujo nome não foi revelado: 339,5 milhões de rublos, o equivalente a seis milhões de dólares.

O ciber-roubo foi realizado via SWIFT, rede através da qual é feita a maioria das transações interbancárias, como ordens de pagamento e transferências.

Instado pela agência Reuters a pronunciar-se sobre o ocorrido, um porta voz de SWIFT, disse apenas que a empresa não comenta acontecimentos específicos em instituições específicas.

A rede SWIFT, que tem sede em Bruxelas, assumiu recentemente que os roubos digitais estão a tornar-se cada vez mais importantes e que a sofisticação dos ‘hackers’ está a subir a parada.

A Reuters lembra que também na Rússia e usando o SWIFT, um grupo de ‘hackers’ roubou, em dezembro último, 55 milhões de rublos do banco estatal russo Globex. Segundo a mesma fonte, meses antes um roubo idêntico envolveu um banco de Bangladesh, do qual foram roubados 81 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.