[weglot_switcher]

Harry Potter já tem 20 anos: 20 curiosidades sobre o universo criado por J. K. Rowling

A 26 de junho de 1997 foi publicado o primeiro dos sete livros escritos por J. K. Rowling, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Para comemorar o 20.º aniversário, damos-lhe a conhecer 20 curiosidades sobre saga e os seus principais protagonistas: Harry (Daniel Radcliffe), Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint).
26 Junho 2017, 15h45

Algumas destas curiosidades fazem parte de uma compilação publicada pela revista Estante.

1. Os aniversários de Harry Potter e da escritora britânica J. K. Rowling celebram-se a 31 de julho. Rowling nasceu na cidade de Yate, no Reino Unido no ano de 1965.

2. Jo Rowling foi a primeira pessoa a tornar-se bilionária apenas com a venda de livros. Este ano, a revista Forbes coloca Rowling em terceiro lugar, na lista das 100 celebridades mais bem pagas nos últimos 12 meses, com 95 milhões de dólares, sendo a celebridade mais bem paga fora da indústria da música.

3. Foram vendidos mais de 500 milhões de exemplares da saga em todo o mundo, fazendo desta a mais bem-sucedida saga literária de sempre. Os livros foram traduzidos para mais de 70 línguas, incluindo latim e grego antigo, segundo a editora britânica Bloombury.

4. Segundo dados do site statisticbrain de setembro de 2016, os filmes faturaram 7,2 mil milhões de dólares, os livros 7,7 mil milhões de dólares e os produtos de merchandising 7,3 mil milhões dólares.

5. Os oito filmes da saga Harry Potter estão entre os 100 filmes com maior receita de bilheteira no mundo.

6. O nome completo de Dumbledore é Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore. Dumbledore é originário da palavra inglesa “bumblebee” que significa abelha.

7. O Expresso de Hogwarts partiu da estação de King’s Cross porque foi aqui que os pais da autora se conheceram, enquanto ambos viajavam para a Escócia.

8. Um surto de piolhos atacou os jovens atores durante as filmagens de Harry Potter e a Câmara dos Segredos.

9. Seis atores diferentes deram vida a Voldemort: Ralph Fiennes, Frank Dillane, Christian Coulson, Richard Bremmer, Hero Fiennes-Tiffin e Eddie Izzard.

10. Rony Weasley quase foi morto por J. K. Rowling. Numa entrevista que a escritora deu a Daniel Radcliffe, a britânica afirmou que chegou a “matar” Ron Weasley a meio da série, mas acabou por recuar na decisão.

11. Antes da filmagem de “Harry Potter e do Prisioneiro de Azkaban”, o diretor Alfonso Cuarón pediu aos três protagonistas para escreverem um ensaio acerca das suas personagens. Emma Watson escreveu 16 páginas sobre Hermione, Daniel Radcliffe escreveu uma página sobre Harry, e Rupert Grint não chegou a entregar o trabalho.

12. Ao contrário de Columbus e de Heyman, Jo Rowling não acreditava que Roth fosse o ator ideal para encarnar Severus Snape e acabou por convencer a Warner Bros. a contratar  Alan Rickman.

13. Embora tenham sido editados sete livros, foram produzidos oito filmes, já que o último livro foi dividido em duas partes.

14. Os estúdios de Harry Potter em Leavesden, Londres, permitem viajar no universo dos filmes. A exposição encontra-se aberta desde 2012 e recebe cerca de 6 mil visitantes por ano. Existem também parques temáticos criados pela Universal Studios em Orlando, Hollywood e Osaka.

15. O carro dos Weasleys em “Harry Potter e a câmara secreta” é um Ford Anglia semelhante aquele que Jo Rowling conduziu durante a sua adolescência.

16.  O realizador de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, Mike Newel, foi o primeiro cineasta britânico a realizar um “Harry Potter”. O cineasta também recusou realizar “The Constant Gardener” para se dedicar exclusivamente ao quarto filme da saga.

17. Michael Jackson escreveu um musical para os filmes de Harry Potter mas desistiu por não gostar do resultado final.

18. O professor Snape foi inspirado num antigo professor de química de J. K. Rowling.

19.  Sobre a cláusula de atores britânicos a própria autora ajudou a infringir a regra, uma vez que ela também tinha a palavra final sobre a escolha do elenco principal. Richard Harris, o professor Dumbledore em A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, é irlandês. Já Verne Troyer e Zoë Wanamaker (Madame Hooch, professora de voo em Hogwarts) são americanos.

20. Para celebrar os 20 anos de Harry Potter haverá uma exposição na British Library, em Londres, a partir de 20 de outubro.

Os livros publicados, por ordem de publicação, são: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Para marcar os 20 anos, JK Rowling agradeceu aos fãs na rede social Twitter. “Há 20 anos, o mundo em que eu vivia sozinha de repente  abriu-se para todos. Tem sido ótimo. Obrigado”, escreveu a autora.

O universo de Harry Potter vai regresar aos cinemas com “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. A sequência tem lançamento previsto para 16 de novembro de 2018.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.