[weglot_switcher]

Homem mais rico da China compra produtora dos Globos de Ouro

Wang Jianlin anunciou a compra da produtora Dick Clark, que detém os direitos televisivos da cerimónia de entrega de prémios ‘Globos de Ouro’.
4 Novembro 2016, 11h48

O grupo Wanda Group, liderado pelo chinês mais rico da China, anunciou esta sexta-feira a compra por “quase mil milhões de dólares” (901 milhões de euros) dos direitos televisivos da Dick Clark Productions, produtora que organiza os Globos de Ouro.

A empresa de Wang Jianlin fundada no final da década de 1980 e que começou por se impor no setor imobiliário, tem vindo nos últimos anos a apostar intensivamente na indústria do entretenimento.

Em 2012 adquiriu a empresa norte-americana AMC Entertainment, dona da segunda maior cadeia de cinemas norte-americana. No início de 2015 comprou a produtora Legendary Entertainment, autora de filmes como “Jurassic World” e “Godzilla”, por 3,5 milhões de dólares. Ainda este ano, a Wanda anunciou também a compra do grupo britânico de Odeon & UCI Cinemas, a atuar no mercado português, por 1,2 mil milhões de dólares.

A agora adquirida Dick Clark detém os direitos televisivos para eventos como a entrega de prémios de cinema Globos de Ouro ou a contagem decrescente para o Ano Novo na praça Times Square, em Nova Iorque.

A Wanda Group que se apresenta como “o maior produtor e proprietário do mundo de eventos de entretenimento transmitidos em direto”, afirma que esta compra “é um grande passo para a expansão da Wanda na indústria do entretenimento”, uma vez que lhe permitirá “obter direitos televisivos de topo permite à Wanda complementar e coordenar o seu atual desenvolvimento nas indústrias de cinema, turismo e desporto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.