[weglot_switcher]

HSBC perde 200 milhões em 24 horas devido a turbulência no mercado do ouro

Enquanto em algumas partes do mundo a oferta do metal ia aumentando, noutras o preço era significativamente afetado por esta variação devido à fraca procura que o ouro apresentava.
13 Maio 2020, 18h43

O banco britânico HSBC perdeu perto de 200 milhões de dólares (184,87 milhões de euros) num único dia no mês de março, apesar de só agora esta informação ter sido divulgada pela entidade e confirmada pela Bloomberg e ‘Business Insider’. Esta quebra acentuada aconteceu quando o preço do ouro começou a flutuar nos diferentes mercados.

Esta perda ultrapassou os cálculos do valor em risco da empresa, além de ter colocado o mercado das commodities em destaque devido à constante variação dos preços no final de março. Devido à pandemia da Covid-19, a atividade global esteve praticamente bloqueada, afetando a cadeia de procura do ouro.

Enquanto em algumas partes do mundo a oferta do metal ia aumentando, noutras o preço era significativamente afetado por esta variação devido à fraca procura que o ouro apresentava. Segundo o ‘Business Insider’, o HSBC está exposto à flutuação do mercado do ouro por se encontrar entre os maiores comerciantes de metais preciosos.

O método utilizado pelo HSBC permite que os investidores negoceiem em Nova Iorque e Londres. De acordo com o banco, foi a variação entre as duas cidades que fez com que as perdas fossem significativamente elevadas, refletindo  também “os desafios relacionados com a Covid-19 na refinaria e transporte do ouro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.