[weglot_switcher]

Hungria reforça vedação na fronteira com a Sérvia

Governo de Viktor Órban acredita que o fenómeno da migração é uma das maiores ameaças à integridade do seu país e à sobrevivência da UE, defendendo que este reforço na vedação é totalmente necessário.
27 Fevereiro 2017, 14h44

A Hungria anunciou hoje a construção de um reforça da atual vedação de 175 quilómetros na fronteira com a Sérvia, através de uma segunda linha de cerca ao longo da fronteira sul, revela a Reuters.

O governo de Viktor Órban acredita que o fenómeno da migração é uma das maiores ameaças à integridade do seu país e à sobrevivência da UE, defendendo que este reforço na vedação é necessário devido às “centenas de milhares” de migrantes que podem vir a querer entrar na Hungria caso seja denunciado o acordo concluído em março para conter o fluxo de pessoas entre a União Europeia e a Turquia, como Ancara já ameaçou fazer.

Órban foi um dos poucos líderes europeus que apoiou publicamente o presidente dos EUA, Donald Trump, copiando para a Hungria a ideia de “muro” ao longo da fronteira EUA-México que o norte-americano prometeu construir.

Budapeste quer certificar um sistema de defesa mais robusto, uma medida que pode agravar as críticas de alguns dos parceiros da União Europeia (UE), sendo hoje discutido no Parlamento Europeu o estado dos direitos fundamentais na Hungria.

Em 2015, antes da construção da vedação na fronteira servo-húngara e com a Croácia, cerca de 400 mil migrantes passaram pela Hungria em direção a países como a Áustria, Alemanha ou Suécia e, mesmo depois da construção, cerca de 18 mil pessoas entraram ilegalmente no país durante 2016, segundo dados da Reuters.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.