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Ibersol vai manter ritmo de abertura de lojas em Portugal apesar da previsão de abrandamento das vendas

O volume de negócios da empresa ascendeu na primeira metade deste ano a 221,3 milhões de euros, uma ligeira subida de 4,5% face aos 211,3 milhões de euros obtidos no período homólogo do ano passado
5 Setembro 2019, 18h14

A Ibersol perspetiva “manter o ritmo de aberturas [de lojas] dos anos transatos em Portugal (…)”, apesar de a empresa prever “um ligeiro abrandamento do ritmo de crescimento das vendas na linha do que se verificou nos últimos meses (…)”.

Em Espanha, país em que “os crescimentos serão mais moderados”, a Ibersol projeta “abertura seletivas da Pans e da Ribs”.

No relatório e contas da Ibersol referente ao primeiro semestre deste ano, enviado hoje, dia 5 de setembro, à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, percebe-se que o volume de negócios da empresa ascendeu na primeira metade deste ano a 221,3 milhões de euros, uma ligeira subida de 4,5% face aos 211,3 milhões de euros obtidos no período homólogo do ano passado.

O EBITDA consolidado caiu 13,1%, para 23 milhões de euros, enquanto o resultado líquido consolidado baixou 28,3%, para 7,8 milhões de euros.

“A evolução positiva do mercado da restauração na Península Ibérica, conjugado com os efeitos das aberturas ocorridas no final de 2018 contribuíram para o crescimento das vendas de restauração durante o período e minimizar dois relevantes impactos negativos na atividade do grupo: a redução do volume de negócios em Angola, resultado do decréscimo acentuado no consumo, em paralelo com uma desvalorização cambial (cerca de 35%) do kwanza face ao euro; e a redução do número de restaurantes concessionados no aeroporto de Barcelona a partir de maio de 2018, ainda não compensada pela abertura e conversão nos formatos definitivos, da totalidade dos espaços das novas concessões”, explica um comunicado da Ibersol.

Segundo esse documento, “ao nível dos segmentos, os restaurantes registaram um crescimento de 3,5%, cujo desempenho no segundo trimestre de 2019 beneficiou do efeito calendário com a transferência da Páscoa para abril, que havia penalizado o desempenho do segmento no primeiro trimestre de 2019”.

“O segmento de balcões, mesmo incluindo a atividade em Angola, registou uma vez mais um sólido desempenho, com as vendas de restauração a ultrapassar os 105 milhões de euros, uma aumento de 9,7%. Este crescimento foi sustentado por: desempenho das marcas Burger King e KFC, que têm vindo a registar sucessivos ganhos de quota e com taxas de crescimento influenciadas por um maior número de unidades em operação; e alargamento da cobertura de entregas ao domicílio através de agregadores a um maior número de unidades”, adianta a Ibersol.

A empresa liderada por António Pinto de Sousa e por Alberto Teixeira acrescenta que “os negócios agrupados em ‘concessões e ‘catering” registaram perdas face ao período homólogo de 3,1%, resultantes das alterações de perímetro provocadas pelo encerramento e abertura de restaurantes em quatro concessões (Barcelona, Málaga, Gran Canária e Alicante)”.

“Eliminando este efeito, o crescimento do segmento seria de 6%”, assegura o referido comunicado.

A Ibersol revela ainda que durante o primeiro semestre deste ano foi concluída a conversão de 12 novos restaurantes (sete em Barcelona, quatro em Málaga e um em Alicante).

“Neste período, verificou-se uma inversão da tendência de crescimento no tráfego de passageiros nos aeroportos das Canárias, com o consequente impacto no desempenho das unidades presentes nestas localizações”, assinala o comunicado da Ibersol.

A empresa salienta ainda o desempenho da atividade de ‘catering’, “que beneficiou da realização de eventos de maior dimensão”, além de comunicar que durante este primeiro semestre de 2019 foram encerradas opito unidades em Espanha, cinco das quais franquiadas.

“Dando seguimento à estratégia de expansão em novas concessões, teve início a exploração de cinco novas unidades, duas no aeroporto de Alicante, e as restantes nos aeroportos de Málaga, Gran Canária e AVE Girona, encontrando-se duas a operar ainda em formato provisório. Adicionalmente, concretizaram-se as aberturas de seis restaurantes próprios, cinco Burger King em Portugal e uma Pans em Espanha, e duas franquias da Pans em Espanha e Marrocos”, esclarece o referido comunicado.

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