[weglot_switcher]

ID Logistics inova em Portugal com a introdução de cacifos inteligentes

As empresas portuguesas Tecnocrimp e Microio foram responsáveis pela implementação e desenvolvimento do software destes ‘smart lockers’-
20 Abril 2022, 16h44

A empresa internacional de logística ID Logistics arrancou com uma inovação de serviço em Portugal ao disponibilizar cacifos inteligentes para otimizar a gestão de equipamentos.

Segundo a ID Logistics, os smart lockers permitem obter, em tempo real, informação sobre a disponibilidade e atribuição dos equipamentos.

As empresas portuguesas Tecnocrimp e Microio foram responsáveis pela implementação e desenvolvimento do software destes cacifos inteligentes, que apresentam várias funcionalidades, promovendo “a eficiência do processo e a autonomia dos colaboradores na requisição dos equipamentos”.

“A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, acaba de implementar cacifos inteligentes nas suas instalações. Os smart lockers adaptam-se aos diferentes tamanhos dos dispositivos RF [radiofrequência], tornando-se numa ferramenta de trabalho que oferece eficiência e autonomia ao processo de troca e atribuição de equipamentos. Através de um software integrado, permite que os colaboradores sejam autónomos na requisição dos seus dispositivos de trabalho no seu dia a dia”, assegura um comunicado da ID Logistics.

De acordo com o mesmo documento, “esta iniciativa foi desenvolvida pelas empresas portuguesas Tecnocrimp e Microio, desde o hardware ao software, e apresenta várias funcionalidades operacionais de acordo com a tipologia de cada utilizador, como, por exemplo, levantar ou depositar equipamentos, reportar avarias, efetuar depósitos de novos equipamentos, levantamento de equipamentos avariados, consultar movimentos, verificar relatórios de ocupação e disponibilidade e ainda definir alertas”.

“Cada módulo inserido nos smart lockers apresenta diferentes tamanhos de acordo com as especificidades de cada equipamento, e o acesso é feito através de leitura ótica. Para além disso, existe a possibilidade de acesso remoto, para acessibilidade à distância e facilidade na consulta do estado de cada equipamento”, garante o referido comunicado.

Vitória Nunes, diretora da unidade de negócios da ID Logistics Portugal (na foto), afirma que “esta solução surgiu com a necessidade de aceder em tempo real à informação sobre a disponibilidade dos equipamentos, se estavam operacionais para utilização, alocados a algum colaborador ou em manutenção”.

“Os cacifos inteligentes vieram, assim, simplificar essa gestão. O responsável de cada equipa tem a possibilidade de atribuir o acesso por atividade ou colaborador e, através da plataforma remota, verificar o estado de cada equipamento. A implementação desta solução veio facilitar o dia a dia das equipas”, assegura esta responsável.

Segundo a empresa, “este projeto é composto por três fases, sendo que até ao final deste ano estará concluído com a implementação e aproveitamento do potencial aplicado a outros processos, já identificados e projetados para futuro, abrangendo outras unidades de negócio da ID Logistics”.

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.