[weglot_switcher]

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal, relacionados com casos da Belenenses SAD (com áudio)

Todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD podem estar relacionados com a variante Ómicron, segundo o INSA.
29 Novembro 2021, 08h13

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, identificou 13 casos da variante Ómicron em Portugal.

O INSA identificou “um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul”.

“Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”, segundo o comunicado do INSA.

O Instituto analisou ainda “amostras provenientes de 218 passageiros de um voo com origem em Maputo que aterrou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa”.

Em relação ao voo da África da Sul, o INSA explica que: “Por forma a garantir a quebra de cadeias de transmissão e seguindo o princípio da precaução em Saúde Pública, enquanto se aguardam mais informações relativamente à transmissão, impacto e efetividade vacinal contra a variante Ómicron, as Autoridades de Saúde determinaram o isolamento profilático dos contactos dos casos de infeção associados a este surto, independentemente do estado vacinal e do nível de exposição. Estes contactos permanecem isolados e serão submetidos a testagem regular, o mais precocemente possível, ao 5.º e ao 10.º dia”.

Em relação ao voo de Maputo, apenas foram identificados dois positivos, um deles associado à variante Delta e não sendo possível identificar a variante do segundo.

“O INSA iniciou, desde já, a sequenciação do genoma para confirmação final destes casos, no entanto, o valor preditivo dos ensaios já realizados é muito elevado”, segundo o comunicado.

Devido ao surto de Covid no plantel, o Belenenses SAD entrou em campo com nove jogadores contra o Benfica. Os encarnados venceram o jogo por 7-0, com o jogo a terminar aos 48 minutos por falta de jogadores da equipa azul que já só tinha seis atletas em campo.

A B SAD já criticou a Liga Portuguesa de Futebol por se ter de apresentar em campo, quando tinha apenas nove jogadores disponíveis.

Já a Direção-Geral da Saúde (DGS) disse que não se pronuncia sobre a realização de jogos de futebol ou de outro desporto, apontando que cabe à autoridade de saúde local a aplicação de medidas de prevenção e controlo da Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.