[weglot_switcher]

IL admite que escrutínio de governo poderá ocorrer em “bons debates mensais”

A IL vai querer a presença dos primeiro-ministro nos debates e que as perguntas a serem feitas sejam conhecidas pela comunicação social e partidos com representação parlamentar.
  • Manuel de Almeida/LUSA
15 Fevereiro 2022, 19h53

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo assegurou que “bons debates mensais” seriam o suficiente para escrutinar o Governo, depois do partido ter sugerido o regresso dos debates quinzenais.

Depois de se ter reunido com o primeiro-ministro, António Costa, João Cotrim Figueiredo explicou que a “frequência quinzenal nem é a mais utilizada” ao longo da história dos debates. “Portanto, se tivermos bons debates mensais para nós serve como escrutínio não sendo obviamente o único mecanismo de escrutínio da atividade governamental do governo”, garantiu Cotrim Figueiredo.

O líder da IL disse que teve oportunidade de discutir o assunto com Costa e dois aspetos ficaram claros. “Não é possível fazer um escrutínio da atividade do Governo sem a presença do primeiro ministro a quem compete em ultima análise a condução política e a responsabilidade das decisões que são tomadas nos seus ministérios. Não vale ter um mecanismo de acompanhamento parlamentar que acabe por delegar a presença ou as respostas em outros responsáveis políticos que não o primeiro ministro”, referiu João Cotrim Figueiredo.

Além da presença de Costa, o presidente da Iniciativa Liberal disse que o partido não é adepto “de formatos de debate que promovam um ping pong, um duelo mais superficial que não obtenha respostas”. “Portanto, uma das sugestões que fizemos é que as perguntas que forem colocadas nesses debates sejam conhecidas previamente pela comunicação social para saberem exatamente o que os partidos vão querer saber”, afirmou o liberal.

Segundo João Cotrim Figueiredo “se conhecermos antecipadamente não há qualquer desculpa para não dar uma resposta cabal”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.