[weglot_switcher]

Imobiliário: SIL pretende trazer mais investimento internacional para Portugal

A maior feira do mercado imobiliário português vai atrair mais de 60 mil visitantes. O evento decorre entre 3 e 7 de outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
18 Abril 2018, 18h23

Os encontros de investidores internacionais para a apresentação de grandes negócios, para grandes compradores é a principal novidade na edição deste ano do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL). A apresentação do evento aconteceu esta quarta-feira nas instalações da Fundação da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

O SIL é a maior oferta de habitação em Portugal num evento que quer manter a fasquia acima de 60 mil visitantes. Neste salão reúnem-se compradores internacionais de vários países, como França, Brasil e China. A edição deste ano tem quatro pavilhões, com quatro temáticas: Espaço Inter Casa, Lisboa Show Design, SIL e o Festival Vintage.

Desde 2016, o Salão Imobiliário de Lisboa tem vindo a crescer em todos os setores. Ao nível de expositores de empresas passou dos 260 em 2016, para os 330 no ano passado, num incremento de 27% face a 2016. Para este ano o objetivo passa por chegar aos 350 expositores.

Em termos de investidores 2016 trouxe 70 representantes à SIL, tendo atingido os 100 no ano passado, o que fez com que tivesse existido um incremento de 42,86%, face a 2016. Para a edição de 2018 o grande objetivo passa por chegar aos 150 representantes do mercado de investimento. O número de visitantes tem crescido a um grande ritmo, com 2016 a registar 55.000 visitas, subindo para mais de 62.000 no ano passado. Para este ano a SIL espera chegar às 65.000 visitas.

A representatividade do investimento estrangeiro em 2017 chegou aos 20%, no total de transações habitacionais, com a França a ser líder com 29% e o top-5 a ser fechado por Angola com 7,5%.

A primeira cidade convidada do Salão Imobiliário de Lisboa é o Seixal que esteve representada na Fundação AIP, pelo presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos. O próprio apresentou os três principais projetos para a renovação do concelho, onde se destacam as renovações das Frentes Ribeirinha do Seixal e Amora e também a construção de um Ecoresort. Outra novidade revelada por Joaquim Santos, diz respeito à construção de uma ponte pedonal e ciclável entre o Seixal e o Barreiro que terá um investimento de quatro milhões de euros.

“Queremos que estes dois concelhos (Seixal e Barreiro) voltem a estar ligados mais de 50 anos depois da ponte que os separou ter sido destruída, algo que nunca deveria ter acontecido”, referiu o presidente da Câmara do Seixal.

O Salão Imobiliário de Lisboa vai decorrer entre 3 e 7 de outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.