[weglot_switcher]

Impresa prepara-se para vender participações na Lusa e na Vasp por 3,35 milhões de euros

Grupo que detém a SIC e o semanário Expresso tem acordo com a Páginas Civilizadas para vender participações na agência Lusa e na empresa de distribuição Vasp. A Páginas Civilizadas é detida pelo grupo Bel de Marco Galinha, empresário que detém 10% do Jornal Económico e cerca de 40% da Global Media.
  • Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.
4 Janeiro 2021, 10h04

A Impresa anunciou esta segunda-feira que vai vender as participações que detém na agência de notícias Lusa e na Vasp, empresa dedicada à distribuição de publicações, depois de ter assinado no último dia de 2020 dois contratos-promessa de compra e venda com a Páginas Civilizadas, detida pelo grupo Bel do empresário Marco Galinha. As duas operações vão render à Impresa 3,35 milhões de euros.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo de media, liderado por Francisco Pedro Balsemão, anunciou que celebrou um “contrato-promessa de compra e venda pelo qual se compromete a vender 476.064 ações, representativas de 22,35% do capital social da Lusa, pelo preço de 1,25 milhões.

Acresce outro contrato-promessa de compra e venda, no qual a dona da SIC “se compromete a vender 222.000 ações, cada uma com o valor nominal de 3,50 euros, representativas de 33,33% do capital social da Vasp, pelo preço de 2,1 milhões de euros”.

Ambos os negócios estão sujeitos à “não oposição à transação por parte da Autoridade da Concorrência (ou confirmação de que a notificação à Autoridade da Concorrência não é necessária)”, bem como à “finalização de uma auditoria contabilística e financeira”,  segundo a CMVM. Além disso, no caso da operação que envolve a Vasp, o negócio está ainda sujeito “ao não exercício do direito de preferência por parte dos acionistas”.

Ao concretizarem-se os dois negócios, a Impresa sai da estrutura acionista da Lusa e da Vasp. Por outro lado, através da Páginas Civilizadas, o empresário Marco Galinha reforça a sua posição na Lusa e na Vasp.

A empresa Páginas Civilizadas integra o Grupo Bel de Marco Galinha. No universo da comunicação social, o empresário é dono, desde setembro de 2020, cerca de 40% da Global Media, grupo de media que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a rádio TSF. O empresário também detém 10% da Megafin, empresa proprietária do Jornal Económico.

A agência Lusa é, atualmente, detida pelo Estado (50,14%), Global Media (23,36%) e Impresa (22,35%). Os restantes 4,15% do capital social estão dispersos por outras empresas de media e órgãos de comunicação social. Com a entrada da Páginas Civilizadas para o lugar da Impresa, 45,71% do capital passará direta ou indiretamente pelo empresário natural de Rio Maior.

A presença de Marco Galinha na Vasp também sai reforçada, uma vez que atualmente a empresa de distribuição de publicações conta também com a e Global Media na sua estrutura acionista, além dos grupos Impresa e Cofina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.