[weglot_switcher]

Incêndios: Portugal aciona mecanismo europeu e Espanha envia dois aviões

A partir de segunda-feira, 11 de julho, prevê-se uma subida das temperaturas em Portugal e Espanha. Face ao aumento do risco de incêndios, o Governo português declarou uma situação de contingência entre 11 e 15 de julho.
10 Julho 2022, 14h05

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, solicitando assistência de emergência para os incêndios na parte central do país, e vai contar com o apoio de dois aviões espanhóis, anunciaram a Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna (MAI), este domingo, 10 de julho.

Em comunicado, o MAI refere que o Governo de Espanha disponibilizou dois aviões pesados anfíbios para apoiarem no combate aos incêndios em Portugal.

“Como resposta imediata [ao pedido português], a Comissão Europeia mobilizou esta manhã dois aviões de combate a incêndios Canadair da sua frota localizada em Espanha”, refere Bruxelas.

Estes dois aviões juntam-se aos 60 que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios e começaram a operar hoje.

A partir de segunda-feira, 11 de julho, prevê-se que uma depressão localizada a oeste da Península Ibérica movimente uma massa de ar muito quente do continente africano, o que provocará uma subida das temperaturas em Portugal e Espanha.

Face ao aumento do risco de incêndios, o Governo português declarou uma situação de contingência entre segunda e sexta-feira, de 11 a 15 de julho.

O aumento desse risco levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, a cancelarem deslocações aos Estados Unidos e a Moçambique, respetivamente, para acompanharem a situação dos incêndios em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.