[weglot_switcher]

Indico e Google procuram mais startups para acelerar

As candidaturas para a quarta edição do Indico Founders Program, em parceria com a Google for Startups, abriram esta sexta-feira.
2 Junho 2023, 18h47

A Indico e a Google lançaram esta sexta-feira uma nova edição do programa de aceleração que criaram em parceria, o “Indico Founders Program”. A edição de 2023 – a quarta – está a receber candidaturas de startups em fase inicial (pré-seed) nas área de tecnologia (Tech) e economia azul (Ocean) para apoiar e investir.

Podem inscrever-se startups portuguesas, de base tecnológica ou cujas soluções tenham um impacto positivo nos oceanos, que tenham ambições internacionais (nomeadamente de liderança na indústria na qual se inserem) considerem-se “promissoras”, possuam um produto funcional e “alguns” clientes.

Segundo o presidente da Indico, anexar a categoria da economia do mar ao programa, no ano passado, foi um “sucesso”. “Foram adicionadas três empresas relacionadas com o oceano ao nosso portefólio, prometendo acelerar a inovação na economia azul e melhorar a sustentabilidade e bem-estar dos ecossistemas marinhos”, disse Stephan Morais.

O investidor garante ainda que, no âmbito desta parceria com a Google, a sociedade gestora de fundos de capital de risco que lidera mantém-se empenhada “em impulsionar as startups Portuguesas para o palco global e abrir-lhes portas para maiores oportunidades de investimento”.

Em 2020, a Indico Capital Partners e a Google juntaram-se para lançar um programa de aceleração de startups em estágio inicial com o intuito de alavancar o ecossistema nacional. Nestes três anos, o “Indico Founders Program powered by Google for Startups” recebeu 19 empresas.

No ano passado, por exemplo, a Indico Capital Partners fez um investimento em cinco startups no valor de 4,4 milhões de euros, através deste programa. Os alvos do financiamento foram a Framedrop, Data4Deals, Ittinsect, Inclita Seaweed Solutions e a Biomimetx (duas ligadas à Inteligência Artificial e três relacionadas com a proteção dos oceanos).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.