[weglot_switcher]

Governo quer atribuir competências digitais a mais de 20 mil trabalhadores

Iniciativa vai permitir a mais de 20 mil trabalhadores ganhar novas competências digitais, numa iniciativa que o Secretário de Estado da Indústria disse que “não é uma estratégia do Governo, mas do país”.
  • Cristina Bernardo
30 Janeiro 2017, 15h07

O governo apresentou hoje mais de 60 medidas no âmbito do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital”. A iniciativa vai permitir a mais de 20 mil trabalhadores ganhar novas competências digitais, numa iniciativa que o Secretário de Estado da Indústria disse “não é uma estratégia do Governo, mas do país”.

“Numa fase inicial, permitirão requalificar e formar em competências digitais mais de 20 mil trabalhadores. Ao fim de um ano a estudar-se em que ponto é que estamos na indústria dos vários sectores do país, é claro para todos que o grosso destas medidas tem a ver com a requalificação de pessoas”, disse o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, cita a Lusa.

Entre as medidas destacam-se dez medidas, que o Sapo 24 teve acesso:

Apoios Portugal 2020: Entre as iniciativas utilizadas pela mobilização de Fundos Europeus Estruturais  e de Investimento, destaca-se o Vale Indústria 4.0, que se destina a apoiar a transformação digital através da adoção de tecnologias. Estes vales têm o valor de 7.500 euros e deverão apoiar mais de 1500 empresas, representando um investimento público de 12 milhões de euros.

Programa de Competências Digitais: O programa permitirá a formação de mais de 20 mil trabalhadores. “Estamos a falar de dezenas de milhares de pessoas que vão ter formações em TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação], em vários níveis”, disse João Vasconcelos.

Cursos Técnicos i4.0: O objetivo é criar momentos de interface entre as escolas e a indústria.

Learning Factories: Promoção e apoio na criação de infraestruturas físicas com equipamento tecnológico que recriem ambientes empresariais i4.0.

Missões Internacionais: Organização de missões internacionais com comitivas nacionais, lideradas por representantes do governo.

ADIRA Industry 4.0: Aposta na criação de soluções de hardware e software, implementando serviços de dados e comunicação entre máquinas o que irá permitir à empresa configurar produtos/serviços inovadores.

FOOTURE 2020: Desenvolvimento do Plano Estratégico do cluster do Calçado português que visa Implementação do roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital.

DONE Lab: Desenvolvimento de um laboratório em Portugal para a manufatura aditiva avançada de protótipos e ferramentas.

4AC Industry 4.0 – Acelerator, Incubator, Prototyping: Desenvolvimento de uma aceleradora, incubadora e espaço de produtização e prototipagem para a Indústria 4.0.

Consórcio PSA Mangualde: Investimento estimado de 12 milhões de Euros, desenvolvida pela PSA de Mangualde em consórcio com 3 universidades e 5 parceiros tecnológicos.

O programa cruza o Ministério do Emprego, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência resulta de um trabalho conjunto com mais de 200 entidades e empresas, constituído por grupos de trabalho por áreas setoriais. Entre o grupo estiveram incluídas empresas como a Google, a Bosch, a Altice, a Siemens ou a Volkswagen.

O secretário de Estado anunciou ainda que o Governo irá ter uma “diplomacia digital económica, focada nesta estratégia da Indústria 4.0, e que irá promover as empresas que existem e que já fornecem tecnologia indústria 4.0”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.