[weglot_switcher]

Indústria metalomecânica exportou mais 14 mil milhões em 2016

França, Espanha e Reino Unido foram os principais destinos das exportações nacionais neste setor, tendo o valor de exportações global de 14 mil milhões de euros sido atingido pela segunda vez consecutiva.
  • Raheb Homavandi/Reuters
6 Abril 2017, 07h05

A indústria metalomecânica e metalúrgica portuguesa exportou no ano passado mais de 14 mil milhões de euros, pelo segundo ano consecutivo.

De acordo com os dados recolhidos pela AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, “as exportações de metal português voltaram a ultrapassar pelo segundo ano consecutivo a barreira dos 14 mil milhões de euros em 2016, sendo assim o sector industrial mais exportador da economia portuguesa”, de acordo com um comunicado desta associação.

No ano passado, França, seguido de Espanha e do Reino Unido, foi o mercado de destino das exportações dentro da União Europeia que mais cresceu.

Para aproveitar este bom momento do setor, numa altura em que a Europa está a dar sinais de algum crescimento económico, a AIMMAP, através da plataforma Metal Portugal, regressa em força à Industrie Lyon, uma feira internacional de referência neste domínio industrial, que decorre até amanhã.

Máquinas, fundição, estruturas metálicas, peças técnicas de alto valor acrescentado e engenharia de precisão são as áreas representadas pela empresas nacionais da Metal Portugal rumo à Indústria 4.0 na Industrie Lyon, após alguns anos de interregno.

A delegação da Metal Portugal é constituída por 14 empresas da subcontratação industrial de peças técnicas de alto valor acrescentado, com o objetivo de reforçar a imagem de qualidade e inovação da indústria portuguesa, não só junto do mercado francês, mas também de outros mercados de referência.

Segundo a AIMMAP, “a subcontratação industrial tem crescido a um ritmo bastante notável, evidenciando assim um valor de facturação na ordem dos seis mil milhões de euros anuais, sendo que mais de metade deste valor é relativo à exportação”.

“Este segmento do sector metalúrgico e metalomecânico nacional é já uma referência na Europa dada a sua capacidade de engenharia, ‘time to market’ e excelente relação qualidade/preço”, sublinha o mesmo comunicado da AIMMAP.

 

De acordo com Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, “esta área da subcontratação industrial de peças técnicas de valor acrescentado e complexidade tecnológica, e de equipamentos de suporte a várias indústrias é uma aposta forte das empresas portuguesas e da AIMMAP”.

“(…) O Metal Portugal está aqui [na Industrie Lyon] claramente para ganhar negócios e captar investimento para Portugal”, assegura o mesmo responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.